2 de abril. É o Dia Internacional da Verificação de Fatos

2 de abril. É o Dia Internacional da Verificação de Fatos
2 de abril. É o Dia Internacional da Verificação de Fatos
2 de abril. É o Dia Internacional da Verificação de Fatos
2 de abril. É o Dia Internacional da Verificação de Fatos

10:58:41

Treze organizações de verificação de fatos em todo o mundo têm duas razões para comemorar em 2 de abril. É o Dia Internacional da Verificação de Fatos e seus projetos foram selecionados para receber doações em flash para ajudar a combater a desinformação sobre o COVID-19.

Nesse primeiro lote de anúncios, o Coronavirus Fact-Checking Grants , apoiado pelo Facebook e pela International Fact-Checking Network, distribui mais de meio milhão de dólares para apoiar projetos que fornecerão verificações traduzidas de fatos, conteúdo desmascarado em diferentes formatos e também Ajudar as autoridades públicas a receber informações confiáveis ​​para melhor se comunicar sobre o COVID-19.

Entre os treze beneficiários, sete são da Europa (Itália, Espanha, Bósnia e Herzegovina, Grécia, Turquia, Montenegro e Lituânia). Três são da América Latina (Brasil, Colômbia e México). E os outros são da Ásia (Índia), África (Congo) e um dos Estados Unidos. (Leia mais sobre eles abaixo)

De acordo com o cronograma que os destinatários enviaram em suas inscrições, os projetos serão iniciados o mais rápido possível (alguns já estão ocorrendo) e durarão até seis meses. Cada organização listou pelo menos dois indicadores-chave de desempenho (KPI) e deve poder alcançá-los no prazo da concessão.

O objetivo das bolsas de verificação de fatos do Coronavírus anunciadas em 17 de março é reduzir a desinformação sobre a pandemia e também fortalecer a comunidade de verificação de fatos.

Desde janeiro, mais de 100 verificadores de fatos colaboram na Aliança #CoronaVirusFacts / #DatosCoronaVirus para criar o maior banco de dados de desinformação do COVID-19. O suporte oferecido pelo Facebook destacará ainda mais este trabalho.

“É ótimo ver um volume tão alto de trabalho significativo de verificação de fatos sendo realizado em torno do COVID-19 e a International Fact-Checking Network está comprometida em apoiar a comunidade de todas as maneiras possíveis durante esses tempos difíceis. Espera-se que esta primeira rodada de anúncios seja uma fonte de motivação para os verificadores de fatos aumentarem seus esforços para informar seus públicos com informações precisas e confiáveis, mesmo quando houver riscos contra eles ”, disse Baybars Orsek, diretor da IFCN.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.