Ministério Público pede que PF investigue Lula por denúncias de Valério

    0
    643

    6 Abr (Reuters) – O Ministério Público Federal no Distrito Federal pediu à Polícia Federal que seja instalado um inquérito para apurar denúncias feitas pelo operador do mensalão, o empresário Marcos Valério de Souza, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou o órgão.

    Segundo o MPF, o pedido baseia-se em depoimento prestado à Procuradoria-Geral da República (PGR) por Valério em setembro de 2012.

    “Nele (no relato), o empresário afirma que teria sido feito um repasse de 7 milhões de dólares por parte de fornecedora da Portugal Telecom em Macau (China), ao Partido dos Trabalhadores (PT), por meio de contas bancárias no exterior”, informou em nota na sexta-feira a Procuradoria da República no Distrito Federal.

    Valério, condenado pelo STF a mais de 40 anos de prisão por ter operado o esquema do mensalão, prestou o depoimento ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no auge do julgamento do caso no Supremo. Segundo ele, o ex-presidente Lula tinha conhecimento do esquema de corrupção usado para comprar apoio político no Congresso. Lula e o PT negaram as acusações.

    O empresário mineiro recebeu a maior condenação entre os 25 réus do mensalão considerados culpados pelo esquema, que teria servido para comprar apoio político no Congresso no primeiro mandato de Lula.

    O processo levou mais de cinco meses para ser julgado pelos ministros do STF. Além de Valério, foram condenados tradicionais dirigentes petistas, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o deputado José Genoino, presidente do PT à época.

    Facebook Plugins

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.