Guarulhos-Noticias/Gng Guarulhos-Noticias/Gng Gru Guarulhos Home GnG Gru Guarulhos Margaret Thatcher, que Remade Grã-Bretanha, morre aos 87

Margaret Thatcher, que Remade Grã-Bretanha, morre aos 87

Margaret Thatcher , a “Dama de Ferro” da política britânica, que puxou seu país de volta a partir de 35 anos de socialismo, levou a vitória na guerra das Malvinas, e ajudou a guiar os Estados Unidos ea União Soviética durante a Guerra Fria difíceis nos últimos anos, morreu segunda-feira. Ela era 87.

“É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciou que a sua mãe, a Baronesa Thatcher, morreu em paz depois de um derrame, esta manhã,” uma declaração de seu porta-voz, Senhor Tim Bell, disse. Ela tinha sido com a saúde debilitada há meses, e sofria de demência.

Thatcher foi a primeira mulher a tornar-se primeiro-ministro da Grã-Bretanha eo primeiro a levar uma grande potência ocidental nos tempos modernos.Hard-condução e cabeça-dura, ela levou Partido Conservador em três vitórias eleitorais retas e funções há 11 anos e meio – Maio de 1979 a Novembro de 1990 – mais do que qualquer outro político britânico do século 20.

Rainha Elizabeth II eo primeiro-ministro, David Cameron, ofereceu tributos a que o Sr. Cameron chamou de “um grande líder, um grande primeiro-ministro, um britânico ótimo.” Cameron interrompeu uma visita a Europa Continental para retornar à Grã-Bretanha.

O Palácio de Buckingham disse que a rainha estava “triste ao ouvir a notícia” e seria o envio de uma mensagem privada de solidariedade para com a família.

Um comunicado da Casa Branca disse que “o mundo perdeu um dos grandes campeões da liberdade e da liberdade, e que a América perdeu um verdadeiro amigo.”

O econômico difícil medicina Sra. Thatcher administrado a um país enojado com a inflação, os défices orçamentais e agitação industrial trouxe seus grandes oscilações em popularidade, culminando com uma revolta entre os seus próprios ministros em seu último ano e seu grito de “Não! Não! Não! “Na Câmara dos Comuns a qualquer uma maior integração com a Europa.

Mas pelo tempo que ela deixou o cargo, os princípios conhecidos como thatcherismo – a crença de que a liberdade econômica ea liberdade individual são interdependentes, que a responsabilidade pessoal e trabalho duro são os únicos caminhos para a prosperidade nacional, e que as democracias de livre mercado deve permanecer firme contra agressão – ganhou muitos discípulos. Mesmo alguns dos seus mais fortes críticos concedido a ela um respeito relutante.

Em casa, os sucessos políticos Sra. Thatcher foram decisivos. Ela quebrou o poder dos sindicatos e forçou o Partido Trabalhista de abandonar seu compromisso com a indústria nacionalizada, redefinir o papel do Estado-providência e aceitar a importância do livre mercado.

No exterior, ela ganhou nova auto-estima de um país que tinha estado em declínio desde a sua vitória caro em Segunda Guerra Mundial . Depois de deixar o cargo, ela foi homenageada como Baronesa Thatcher de Kesteven. Mas, durante os seus primeiros anos no poder, mesmo conservadores, muitos temiam que sua eleição pode ser um erro terrível.

Em outubro de 1980, 17 meses em seu primeiro mandato, a Sra. Thatcher enfrentou desastre. Mais empresas estavam falhando e mais pessoas estavam sem trabalho do que em qualquer momento desde a Grande Depressão . As tensões raciais e de classe ardia tão friamente que até assessores próximos preocupada que seu esforço para estancar a inflação, vender indústria nacionalizada e desregulamentar a economia estava devastando os pobres, prejudicando a classe média e cortejar o caos.

Na conferência do Partido Conservador daquele mês, os moderados resmungou que estavam sendo liderados por um ideólogo do livre mercado alheio à vida na rua e as exigências da realpolitik. Com a derrota eleitoral olhando-os no rosto, membros do gabinete advertiu, agora foi sem dúvida um momento de compromisso.

Para a Sra. Thatcher, que não poderia estar mais errado. “Eu não sou um político de consenso,” ela sempre declarou. “Eu sou um político convicção.”

Em um discurso para a festa, ela interpretou no título do jogo popular Christopher Fry “A senhora não é para Burning”, insistindo que ela iria prosseguir com suas políticas. “Vire se você gosta”, ela disse à assembléia vacilante. “A senhora não é para transformar”.

Sua postura dura fez o truque. Uma revolta festa foi frustrada, os conservadores se agachou, e Sra. Thatcher passou a alcançar grandes vitórias. Ela virou os conservadores, por muito tempo associado com o status quo, para a festa da reforma. Suas políticas revitalizada negócios britânico, estimulou o crescimento industrial e inchou a classe média.