Guarulhos-Noticias/Gng Guarulhos-Noticias/Gng Gru Guarulhos Home GnG Gru Guarulhos Hora de decisão para cinco equipes

Hora de decisão para cinco equipes

Atualizado as 09:24 09/04/2013

Fluminense, Santa Fe, LibertadNewell’s Old Boys e Emelec dependem de si mesmos para se classificar nesta semana para as oitavas de final da Copa Libertadores da América, fase que já tem sete clubes garantidos. A seguir, o FIFA.com faz uma análise completa da rodada.

O jogo da rodada
Grêmio x Fluminense
Grupo 8, quarta-feira, 10 de abril, 22h (horário local), Arena do Grêmio (Porto Alegre, Brasil)

Atual campeão brasileiro, o Fluminense tem duas boas razões para buscar os três pontos na casa do Grêmio. Primeiro, se vingar dos 3 a 0 que sofreu jogando no Rio de Janeiro no primeiro encontro entre ambos. Segundo, garantir a classificação matemática para a próxima fase. Se conseguir isso, será sua terceira participação consecutiva nas oitavas de final. As más notícias para o Tricolor carioca são a lesão do atacante Fred, que não jogará, e a condição física do meia Deco, que é dúvida. A boa é que, até agora, o clube ganhou seus dois compromissos como visitante.

Já o Tricolor gaúcho sabe que, independentemente do resultado diante do Flu, ainda precisará lutar pela classificação na semana que vem no estádio do Huachipato. No entanto, uma vitória lhe permitiria assumir a ponta do grupo e viajar ao Chile necessitando apenas um empate. SemElano, suspenso e ainda por cima lesionado, o Grêmio dependerá em grande parte de Eduardo Vargas e de Hernán Barcos, suas principais cartas no ataque. O retrospecto favorece o time porto-alegrense: desde que entrou diretamente nas oitavas de final na Libertadores de 1996, quando defendia o título continental, o Grêmio sempre passou para essa fase em todas as suas seis participações posteriores.

Os outros jogos
Libertad e Santa Fé são os dois outros times que, além de invictos, podem garantir presença antecipada na próxima etapa com um triunfo. Os paraguaios lideram o Grupo 2 com dois pontos de vantagem sobre o Palmeiras, que o receberá em São Paulo. O Gumarelo somou quatro de seus oito pontos longe de Assunção, mas terá de medir forças com um adversário que ganhou seus dois compromissos como anfitrião. Quem estará de olho nesse encontro será oSporting Cristal, que tem chances como terceiro colocado, mas enfrentará o Tigre na Argentina. Os peruanos não têm alternativas: ou vencem ou se despedem da competição.

Por sua vez, o Santa Fé está na porta do Grupo 6 com uma margem mínima sobre o adversário mais próximo, o também colombiano Deportes Tolima, que será seu rival nesta rodada. O líder da chave nunca deixou de ir às oitavas de final em suas seis participações anteriores, mas não supera essa fase desde 1961, quando foi semifinalista. Já os donos da casa estão cheios de confiança depois da goleada que impuseram ao Real Garcilaso no Peru na semana passada (3 a 0). Terceiro colocado no saldo gols, o time peruano deixou passar uma grande oportunidade, mas tentará se recuperar novamente em casa diante do já eliminado Cerro Porteño.

Para o Newell’s Old Boys um empate bastaria diante do Olímpia, que já se garantiu nas oitavas – algo que não acontecia desde 2006. Uma vitória, aliás, permitiria aos argentinos superar os paraguaios e ficar com o título do Grupo 7. Desse resultado dependerá em grande parte o futuro do Universidad de Chile, que precisa golear o lanterna Deportivo Lara e esperar uma derrota do clube de Rosário em Assunção. Mesmo assim, a “U” já anunciou que viajará àVenezuela com uma equipe mista.

No Grupo 4, o panorama é parecido. Um empate entre o líder Vélez Sarsfield, já classificado, permitirá ao Emelec passar para as oitavas pela segunda vez consecutiva. Os equatorianos ainda podem terminar em primeiro, mas precisariam golear fora de casa um oponente que ganhou seus dois jogos na Argentina marcando seis gols e sofrendo apenas um. De olho nesse encontro estará o Peñarol, obrigado a vencer por uma boa margem o eliminado Deportes Iquique e ainda torcer por uma derrota do Emelec.

Por último, no Grupo 5, falta só decidir quem será primeiro e segundo. Um melhor saldo de gols permite ao atual campeão Corinthians chegar com uma pequena vantagem sobre o Tijuana na rodada final. Os dois encerrarão a fase de grupos jogando em seus estádios: enquanto os brasileiros recebem o San José, os mexicanos enfrentam o Millionarios.

Fique de olho
Rogerio Leichtweis (Deportes Tolima)
Desde sua chegada por empréstimo ao time de Ibagué, Leichtweis vem funcionando muito bem, o que deixa claro sua média de 0,61 gol por jogo. O habilidoso atacante paraguaio de 24 anos não se destaca por seu físico, mas pela versatilidade e o oportunismo, como demonstrou ao balançar a rede três vezes diante do Real Garcilaso no Peru, mantendo vivas as esperanças de sua equipe na competição. Com quatro gols, ele é o artilheiro do time na Libertadores.

O número
12
 – É a quantidade de jogos que, de um total de 75, terminaram em empate na fase de grupos, o que representa 16% dos encontros disputados até o momento nesta etapa. O único grupo que não registra igualdades é o 4, enquanto o 1 tem a maior quantidade (três).

O que eles disseram
“Está em jogo algo importante para o clube e vamos fazer tudo que for possível para continuar na Libertadores, mas não dependemos só de nós mesmos. O que importa, isso sim, é fazer nossa parte, porque se não ganharmos e o Newell’s perder, vamos lamentar.”
Jorge da Silva, técnico do Peñarol

Lista de jogos
Terça-feira, 9

Tigre (ARG) vs. Sporting Cristal (PER)
Peñarol (URU) vs. Deportes Iquique (CHI)
Vélez Sarsfield (ARG) vs. Emelec (EQU)
Deportes Tolima (COL) vs. Santa Fe (COL)
Quarta-feira, 10 
Corinthians (BRA) vs. San José (BOL)
Tijuana (MEX) vs. Millonarios (COL)
Real Garcilaso (PER) vs. Cerro Porteño (PAR)
Gremio (BRA) vs. Fluminense (BRA)
Quinta-feira, 11
Palmeiras (BRA) vs. Libertad (PAR)
Deportivo Lara (VEN) vs. Universidad de Chile (CHI)
Olimpia (PAR) vs. Newell’s Old Boys (ARG)

TAGS: