Guarulhos-Noticias/Gng Guarulhos-Noticias/Gng Gru Guarulhos Home GnG Gru Guarulhos ANS rebate denúncia de demora na análise de problemas com planos de saúde

ANS rebate denúncia de demora na análise de problemas com planos de saúde

ANS rebate denúncia de demora na análise de problemas com planos de saúde

 Atualizado 11/04/2013 as 03:52

O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), André Longo, rebateu há pouco denúncia feita pelo jornal Folha de S. Paulo segundo a qual a instituição leva até 12 anos para analisar irregularidades dos planos de saúde contra clientes. Longo participa, neste momento, de audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor sobre o tema.

Ainda de acordo com a reportagem, as operadoras deixaram de pagar R$ 2,67 milhões em multas nos últimos dez anos. “Temos reduzido ano a ano o tempo de julgar esses processos. Em 2012, foram 4 mil processos, mil a mais que no ano anterior. Também reduzimos o tempo de análise que passou de doze para quatro meses”, esclareceu Longo. Ele reconheceu, entretanto, que ainda há um passivo de processos a ser concluído: “Não temos instrumentos para obrigar os planos a pagar multas, mas há mais de mil operadoras inscritas na dívida ativa da União”.

As multas, na visão de Longo, simbolizam a falência do processo regulatório. “Temos focado nossa atuação na solução de conflitos entre clientes e operadoras”, completou.

O presidente da ANS informou ainda que a agência tem usado cada vez mais medidas cautelares – foram três anúncios de suspensão de planos em 2012. Ele enfatizou ainda o grande crescimento da saúde suplementar nos últimos dez anos. Conforme o dirigente, há, atualmente, 48 milhões de usuários, 80% deles em planos coletivos.

A audiência prossegue no Plenário 7.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Geórgia Moraes
Edição – Marcelo Oliveira
TAGS: