Guarulhos-Noticias/Gng Guarulhos-Noticias/Gng Gru Guarulhos Home GnG Gru Guarulhos Lançada Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às DST/HIV/Aids

Lançada Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às DST/HIV/Aids

Nesta quinta-feira foi lançada na Câmara a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às DST/HIV/Aids. A frente, segundo a coordenadora, deputada Erika Kokay, do PT do Distrito Federal, tem objetivo de integrar os poderes, melhorar a parceria com o movimento social organizado e as ONGs a fim de unir forças para implementar e divulgar políticas públicas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, assistência e direitos humanos de pessoas com aids. Mas não só isso, segundo Erika Kokay.

“Uma das nossas metas é trabalhar com a eliminação do preconceito, é fazer uma discussão acerca das políticas públicas. Porque uma frente que está diretamente relacionada a uma política pública, a política pública de saúde para que você possa enfrentar as DSTs e a Aids. E para que essa política pública seja eficaz, o Estado tem que ser laico. Então por tanto nós não vamos fazer aqui uma discussão, ou podemos até fazê-la, mas o foco nosso é eliminar preconceito que está impedindo a liberdade e a vida das pessoas que vivem com HIV/Aids.”

A Unaids é o programa das Nações Unidas criado em 1996 para ajudar nações no combate à AIDS. O coordenador do Unaids no Brasil, Pedro Chequer, ressalta a importância da frente parlamentar de enfrentamento à aids, que vem sendo criada e recriada desde o fim dos anos 90.

“Eu me lembro, por exemplo, em 2004, em que até 2004 nós tínhamos dificuldades no tratamento em relação a recursos financeiros. À época era o ministro Saraiva Felipe e foi a primeira vez que o parlamento aprovou uma proposta orçamentária satisfatória pra tratamento. E acho que a frente e o parlamento nesse ponto foi muito importante.”

A frente ainda está recolhendo assinaturas de adesão e já conta com 140 parlamentares, entre deputados e senadores.

De Brasília, Luiz Cláudio Canuto
TAGS: