Guarulhos-Noticias/Gng Guarulhos-Noticias/Gng Gru Guarulhos Home GnG Gru Guarulhos Boston busca respostas em explosões mortais

Boston busca respostas em explosões mortais

Por  e 

Publicado: abril 15, 2013 833 Comentários
Últimas atualizações 16/04/2013 as 07:09

BOSTON – Duas poderosas bombas explodiram perto da linha de chegada da Maratona de Boston, na tarde de segunda-feira, matando três pessoas, incluindo uma criança de 8 anos, e ferindo mais de 100, como um dos ritos mais queridas desta cidade de Primavera foi transformado de uma cena de gritos e triunfo suado a um dos gritos e carnificina.

O LEDE

 

FOTOS:Carnificina na Maratona de Boston

Um par de explosões na Maratona de Boston nesta segunda-feira deixou três pessoas mortas, incluindo uma criança, e pelo menos 100 feridos.

Relacionados no parecer

Kenshin Okubo / A imprensa diária grátis, via Associated Press

Pandemônio irrompeu como corredores e espectadores espalhados depois das explosões.

Comentários dos leitores

Quase três quartos dos 23.000 corredores que participaram da corrida já tinha cruzado a linha de chegada, quando uma bomba que aparentemente tinha sido colocado em uma lata de lixo explodiu em torno de 2:50 pm, em uma névoa de fumaça em meio a uma multidão de espectadores na Boylston Street , junto à Praça Copley no coração da cidade. Treze segundos depois, outra bomba explodiu várias centenas de metros de distância.

Pandemônio irrompeu como corredores e espectadores em pânico espalhados, e equipes de resgate correram para cuidar das dezenas de mutilados e feridos, alguns dos quais perderam as pernas na explosão, segundo testemunhas. O FBI tomou o papel principal na investigação, na noite de segunda-feira, e Deslauriers Richard, o agente especial encarregado de Boston da Mesa de escritório, descreveu o inquérito em coletiva de imprensa como “uma investigação criminal que é uma investigação terrorista potencial”.

As repercussões foram sentidas longe da cidade, com funcionários em Nova York e Washington intensificar a segurança em locais importantes. Perto da Casa Branca, o Serviço Secreto isolaram Pennsylvania Avenue fora do que um funcionário descreveu como “uma abundância de cautela”.

O presidente Obama, em discurso na Casa Branca, prometeu levar os responsáveis ​​pelas explosões à justiça.“Vamos chegar ao fundo disso”, disse o presidente. “Nós vamos encontrar quem fez isso, e nós vamos descobrir por que eles fizeram isso. Todos os indivíduos responsáveis, quaisquer grupos responsáveis ​​vão sentir o peso da justiça “.

Obama não se referiu aos ataques como um ato de terrorismo, e advertiu as pessoas de “tirar conclusões precipitadas”, com base em informações incompletas. Mas um funcionário da Casa Branca, falando sob condição de anonimato, depois, disse: “Qualquer evento com múltiplos dispositivos explosivos – como este parece ser – é claramente um ato de terror, e será abordado como um ato de terror”.

“No entanto”, acrescentou o funcionário, “nós ainda não sabemos quem realizou este ataque, e uma investigação completa terá que determinar se ele foi planejado e executado por um grupo terrorista, nacional ou estrangeira.”

Alguns corredores estavam se aproximando do final da corrida, 26,2 quilómetros, quando as duas explosões, em rápida sucessão, enviou-os a fugir da linha de chegada.

“O primeiro saiu, eu pensei que era uma coisa grande comemoração, e eu apenas continuei”, lembra Jarrett Sylvester, 26, um corredor de East Boston, que disse que soou como um tiro de canhão. “E então o segundo saiu, e eu vi voar detritos no ar. E eu percebi que era uma bomba naquele ponto. E eu só decolou e correu em direção completo oposto. “

Houve relatos conflitantes sobre quantos dispositivos havia.Um oficial da lei, disse que houve quatro: os dois que explodiu na maratona e dois outros que foram desativados pela polícia. O oficial disse que os dispositivos parecia ter sido feita com pó preto e rolamentos de esferas, mas que os investigadores não tinham certeza como os dois que explodiu tinha sido desativado.

Era noite de segunda claro quem pode ser responsável pela explosão. Embora os investigadores disseram que estavam falando com um cidadão saudita que foi ferido na explosão, os funcionários responsáveis ​​pela aplicação da lei várias teve o cuidado de observar que ninguém estava sob custódia.

Alguns policiais observaram que as explosões veio no início de uma semana que por vezes tem sido visto como importante para grupos radicais contra o governo americano: foi a 15 de abril prazo para impostos do arquivamento, e Patriots ‘Day, em Massachusetts, no início de uma semana que tem visto a violência no passado.19 de abril é o aniversário do bombardeio de 1995 da Alfred P. Murrah Federal Building, em Oklahoma City.