Guarulhos-Noticias/Gng Guarulhos-Noticias/Gng Gru Guarulhos Home GnG Gru Guarulhos Esporte e inclusão social GERALDO CELESTINO

Esporte e inclusão social GERALDO CELESTINO

Os recentes episódios de violência que chocaram o País e tiveram menores como autores reforçam nosso discurso da importância do esporte como um dos elementos cruciais para a formação e inclusão social de uma criança.

Ao propiciar ao jovem a prática de atividades esportivas, estamos ajudando não só no seu desenvolvimento físico, mas também na formação de seu caráter, fator que o acompanhará por toda a vida.

Por isso, me preocupo ao analisar a atual situação do esporte amador na cidade.

Outrora capital nacional da modalidade, Guarulhos não consegue repetir os feitos do passado e amarga uma dura realidade.

Sem apoio, nem patrocínios, equipes tradicionais como a de handebol (que já foi base da seleção brasileira) padecem com a falta de infraestrutura.

Alguns de nossos ginásios poliesportivos, que já foram palcos de memoráveis jogos, estão caindo aos pedaços. Com isso, perdemos nossos atletas para cidades vizinhas.

Melhores salários, logística e, consequentemente, maiores chances de desenvolvimento na carreira profissional são os principais atrativos para esses esportistas que sonham um dia figurarem no primeiro escalão do esporte nacional.

Infelizmente, as recentes ações da Secretaria de Esportes em nada ajudam no sentido de resgatar nossa bonita história.

Ao cortar verbas e extinguir setores importantes do esporte amador, a pasta contribui, sim, para acelerar o processo de deterioração da modalidade.

Aliás, não podemos esquecer que a degradação em que hoje se encontra o setor é uma das heranças do Programa 2º Tempo.

A parceria entre o município e governo federal era promissora, não fosse a má gestão realizada por integrantes do PCdoB, que por anos ocuparam a direção da iniciativa.

Mais preocupados com vantagens pessoais e partidárias, esses dirigentes privaram centenas de crianças de trilhar um caminho de sucesso ancorado pelo esporte.

Mas nem tudo está perdido, pois iniciativas da sociedade têm proporcionado novas oportunidades a jovens que veem no esporte um futuro promissor.

A solução é simples e deve servir como exemplo para nossos administradores.

Ao proporcionar a prática do esporte para uma criança, também estamos contribuindo para a formação de cidadãos cientes de seus direitos e, principalmente, de seus deveres.

TAGS: