Guarulhos-Noticias/Gng Guarulhos-Noticias/Gng Gru Guarulhos Home GnG Gru Guarulhos A dois meses de decisão da Justiça, ex-prefeito cassado de Campinas lança blog ‘para se defender

A dois meses de decisão da Justiça, ex-prefeito cassado de Campinas lança blog ‘para se defender

Atualizado: 22/04/2013 19:50
Cassado há quase dois anos por omissão e negligência no maior escândalo político que Campinas (93 km de São Paulo) já viveu, o ex-prefeito da cidade Hélio de Oliveira Santos (PDT) lançou neste domingo (21) o blog “Dr. Helio. Por respeito ao povo de Campinas”, dois meses antes de o juiz Nelson Augusto Bernardes anunciar a sentença sobre o esquema.

O blog traz vídeos e posts em que o ex-prefeito se defende e ataca os seus adversários. O espaço foi criado, segundo ele, para revelar “fatos marcantes” do que chamou de “verdadeira história” sobre o Caso Sanasa – suposto esquema de fraudes em licitações públicas, episódio que terminou com a perda de seu mandato, em 2011.

Em um dos posts, o ex-prefeito diz que o exílio foi forçado e necessário “porque o silêncio é a arma dos inocentes”. Dr. Hélio também afirma que foi vítima de um golpe político. “Passados dois anos, nem o Ministério Público nem os meus algozes na Câmara de Vereadores provaram qualquer uma de suas acusações contra minha pessoa e meus familiares”, escreve.

LEIA MAIS

Pedetista recebe apoio tucano e vence eleição indireta em Campinas
Ex-presidente da Câmara é eleito prefeito para mandato-tampão
Com eleição indireta, Campinas realiza quinta troca na prefeitura em nove meses
Eleição indireta para prefeito de Campinas (SP) será no dia 10 de abril
Justiça nega recurso de prefeito de Campinas, que será afastado do cargo
CPI para investigar fraudes é instalada em Campinas
O ex-prefeito também afirma que foi vítima de conspiração. No vídeo de apresentação do blog, o pedetista ataca o Ministério Público – que denunciou 22 pessoas, entre elas, Rosely Nassim Jorge Santos, mulher do prefeito e acusada de ser a líder da quadrilha que fraudou diversas licitações na Sanasa –, a Câmara de Vereadores de Campinas e o vereador Artur Orsi (PSDB), autor da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que apurou o suposto esquema de corrupção.

Mesmo não citando nomes, o texto do blog deixa claras críticas ao vereador Artur Orsi (PSDB), um dos condutores de seu processo de cassação na Câmara. O ex-prefeito fala do tucano quando escreve sobre a República do Matogrosso, expressão que, segundo ele, é pejorativa, discriminatória e preconceituosa.

“As elites de Campinas, personificadas na hipocrisia de políticos que saltaram da condição de datilógrafos para a de procuradores da Câmara de Vereadores, cunharam a expressão “República do Mato Grosso”. (…) Essas pessoas desprezam nordestinos, negros, mulheres, são homofóbicos e acham que Direitos Humanos servem apenas para proteger bandidos. Mas na hora da eleição, vestem roupas de cordeiro e vão pedir votos nas ruas”, escreve o pedetista.

Irrelevante
Para o vereador Artur Orsi (PSDB), que denunciou Dr. Hélio na Câmara, a criação do blog é um deboche para com a população. “Ele acha que os campineiros não têm inteligência suficiente para saber o que ele e a mulher dele fizeram”, disse o tucano.

Ele também explicou que a expressão “República do Mato Grosso” foi criada pela imprensa, não por ele. “Eu só usei a expressão dada pela imprensa e acho que, ao invés de criar um blog que não esclarece nada, ele deveria é devolver o dinheiro que foi desviado durante o governo dele – cerca de R$ 100 milhões.” O presidente da Câmara dos Vereadores, Campos Filho (DEM), disse que ainda não viu o blog e por isso não quis comentar as críticas à Casa.

Já o promotor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do MP, Amauri Silveira Filho, responsável pelas investigações, desprezou as críticas e a atitude de Hélio e disse que não tem nenhum interesse em saber o conteúdo do blog. “O blog é totalmente irrelevante para o Ministério Público. O MP tem coisas mais importantes e interessantes para acompanhar”, disse.

TAGS: