Guarulhos-Noticias/Gng Guarulhos-Noticias/Gng Gru Guarulhos Home GnG Gru Guarulhos Seminário discute formação de atletas e endividamento de clubes de futebol

Seminário discute formação de atletas e endividamento de clubes de futebol

Estima-se que a dívida dos clubes com o INSS, Fundo de Garantia e Imposto de Renda já chegue a R$ 4 bilhões. Um anteprojeto sugere que os clubes paguem 10% desse valor e invistam o restante na formação de atletas.

Arquivo/ Alexandra Martins

Romário: os clubes estão em situação difícil.
A Comissão de Turismo e Desporto promove um seminário nesta quarta-feira (24) sobre formação de jogadores de futebol e gestão financeira dos clubes.

A abertura do evento está marcada para as 9 horas e deve contar com a presença do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin.

Às 10 horas, o deputado Vicente Cândido (PT-SP), autor do anteprojeto de lei do Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos (Proforte) apresentará sua proposta.

De acordo com o texto de Cândido, os clubes pagarão apenas 10% das suas dívidas fiscais. Os 90% restantes serão compensados com investimentos nas divisões de base do esporte. Estima-se que a dívida dos clubes com o INSS, Fundo de Garantia e Imposto de Renda some hoje R$ 4 bilhões.

O presidente da Comissão de Desporto, deputado Romário (PSB-RJ), já declarou que é contra a anistia dos clubes. Para ele, a porcentagem de 10% é muito baixa. Ele defende o pagamento de, no mínimo, 30% do valor devido.

Dívidas
Às 11 horas, os presidentes do Flamengo (RJ), Eduardo Bandeira de Mello; do Esporte Clube Juventude (RS), Raimundo Demore; e do Atlético Goianense (GO), Valdivino José de Oliveira, vão expor a a atual situação fiscal e financeira de seus clubes. Em seguida será a vez de os presidentes do Corinthians (SP), Mario Gobbi Filho; do Ceará Sporting Clube (CE), Evandro Sá Barreto Leitão; e do Clube do Remo (PA), Sergio Cabeça, apresentarem a situação econômica dos clubes.

“Os clubes brasileiros encontram-se em situação financeira complicada”, alerta Romário, que propôs o debate.

O seminário será realizado no auditório Nereu Ramos.

Da Redação/ND
Com informações da assessoria do deputado Romário

TAGS: