Guarulhos-Noticias/Gng Guarulhos-Noticias/Gng Gru Guarulhos Home GnG Gru Guarulhos Mesmo com redução das tarifas de transporte, ao menos 40 cidades protestam hoje pelo Brasil

Mesmo com redução das tarifas de transporte, ao menos 40 cidades protestam hoje pelo Brasil

Mesmo com redução das tarifas de transporte, ao menos 40 cidades protestam hoje pelo Brasil

Moradores de ao menos 20 capitais brasileiras e de pelo menos 21 cidades espalhadas pelo interior do Brasil vão às ruas nesta quinta-feira (20), a partir das 17h, protestar contra o preço e a qualidade do transporte público no país. O ato sucede anúncios de revogação de aumento de tarifa feitos nessa quarta (19) em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo  após pressão popular, além de Aracaju (SE). Na terça-feira (18), quatro capitais já haviam anunciado a redução do preço das passagens de ônibus: Recife, Porto Alegre, João Pessoa e Cuiabá.

Na cidade de São Paulo, a manifestação será a sétima do gênero organizada pelo Movimento Passe Livre e acontecerá na Praça do Ciclista, na avenida Paulista. Até a noite dessa quarta, mais de 170 mil pessoas confirmavam presença no ato. Segundo o MPL, a ação servirá para“comemorar a vitória do povo na rua”.

No Rio, o ato acontece na região central da cidade após o protesto da última segunda (17), que terminou em conflito com a polícia depois que um grupo tentou invadir a Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

Em Brasília, o protesto foi batizado de “Ato Nacional contra o Aumento das Passagens, as Violações da Copa e a Criminalização da Luta Popular no DF” e terá concentração a partir das 17h na rodoviária do Plano Piloto, no centro da capital.

Outras capitais que tiveram manifestações do tipo confirmadas foram Teresina (PI), Recife (PE),Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB),Cuiabá (MT), Aracaju (SE), Maceió(AL), Campo Grande (MS), Salvador(BA), Natal (RN), Manaus (MA),Florianópolis (SC), Palmas (TO),Fortaleza (CE), Goiânia (GO) e Recife(PE).

Em cidades do interior, há protestos marcados também em cidades comoMosqueiro (PA), GuaraíGurupi eTocantinópolis (TO), Rio Largo (AL),JequiéPetrolina Juazeiro (BA),Sorocaba Ribeirão Preto (SP),Salgueiro São Raimundo (PE),Londrina (PR), Esperantina,ParnaíbaFlorianoSão Raimundo NonatoPicosSão João do Piauí eJosé de Freitas (PI) e Timon (MA). Mesmo com redução das tarifas de transporte, ao menos 40 cidades protestam hoje pelo Brasil

No Recife, a manifestação está marcada para as 16h, com concentração no Derby. “No dia 20 de junho, o Brasil vai parar, e vai parar pra exigir melhores condições a todos, vai parar pra exigir que parem com as roubalheiras, vai parar pra, enfim, começar a andar”, diz a publicação.

Em Porto Alegre, onde o prefeito de José Fortunati (PDT) enviou na terça-feira, à Câmara de Vereadores, um projeto de lei que isenta as tarifas de ônibus do ISS (Imposto sobre Serviços), PIS e Cofins, 25 mil pessoas haviam confirmado presença até a tarde desta quarta-feira na manifestação –cuja concentração ocorre às 18h em frente à Prefeitura de Porto Alegre. O roteiro da passeata será definido no local. Mesmo com redução das tarifas de transporte, ao menos 40 cidades protestam hoje pelo Brasil

Protestos se espalham pelo Brasil200 fotos

20.jun.2013 – Sobre os últimos protestos contra o aumento da tarifa de ônibus em São Paulo, @adiosgabeat escreveu na rede Instagram: “Não encontrei boa noite mais feliz que esse!” Reprodução/Instagram Mesmo com redução das tarifas de transporte, ao menos 40 cidades protestam hoje pelo Brasil

A redução de dez centavos no preço das passagens também não intimidou os manifestantes em João Pessoa (PB). Até a tarde desta quarta, mais de 31 mil pessoas haviam confirmado participação no ato.

“Pedimos que todos e todas sejam agentes da garantia disso: não provoquem policiais e, caso haja algum tipo de provocação, não cedam. Estimulem seus colegas a manterem a mesma postura, isso é muito importante! Nosso objetivo é estar nas ruas e manifestar nossa indignação, isso é suficiente para nosso objetivo”, diz publicação na página do Facebook.

Em Cuiabá, o protesto desta quinta-feira pede a redução da tarifa do ônibus, o passe livre para estudantes, mais qualidade no transporte público e a municipalização do transporte, contra as concessões. Mesmo com redução das tarifas de transporte, ao menos 40 cidades protestam hoje pelo Brasil

Em Aracaju, mais de 23 mil pessoas tinham confirmado, pelo Facebook, participação no protesto desta quinta-feira. Os líderes afirmam que o protesto será pacífico.

Revogação do aumento no Rio e SP

Os anúncios de revogação do aumento nas duas capitais foi feito no início da noite de ontem, a menos de 24h das manifestações marcadas para hoje. No Rio, a medida foi apresentada pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB), segundo o qual o preço das passagens de ônibus na cidade será revogado. Desde o dia 1º de junho, a passagem de ônibus no Rio havia aumentado de R$ 2,75 para R$ 2,95, causando uma série de protestos pela cidade. Mesmo com redução das tarifas de transporte, ao menos 40 cidades protestam hoje pelo Brasil