Guarulhos-Noticias/Gng Guarulhos-Noticias/Gng Gru Guarulhos Home GnG Gru Guarulhos Tema e contribuição de Romanos

Tema e contribuição de Romanos

Tema e contribuição de Romanos

Ao longo do tempo as opiniões sobre Romanos tem tendido a redigir o centro de atenção do inicio para o fim da carta. Os reformadores , seguindo Lutero, destacaram a justificação pela fé, que é proeminente especialmente nos capítulos 1—4,como o tema da carta. No inicio deste século , contudo , albert Schweitzer defendeu que a justificação pela fé  não passava de uma doutrina  de “combate”—uma doutrina que Paulo usava apenas para lutar contra os Judaizantes –e que o verdadeiro tema de Romanos acha-se no ensino de Romanos 6 –8 sobre a seguinte a ocupar, nos debates, o centro do palco. Bem ao contrario da digressão o tema central de Romanos  encontra-se aqui: a historia da salvação e dos dois povos, judeus  e gentios , dentro dessa historia . Por último , tem –se afirmado que a exortação pratica á unidade , em 14,1—15 .13 , é o verdadeiro amago da carta (veja  a seção anterior ).

Cada uma dessas Proposições tem defensores entre os estudiosos contemporâneos , embora as vezes de forma modificada.Por exemplo, a centralidade da justificação pela fé é defendida por ernst Kasemann-mas apenas como uma das facetas da categoria mais abrangente “justiça de Deus “, que é interpretada com o sentido de interversão de Deus na historia para reivindicar para si a sua criação e para trazer a salvação a seu povo E.P.Sanders acompanhou Schweitzer  na enfase dada ao estilo “participacionista” de Romanos 5—8.Um grande numero de estudiosos acredita que Romanos trata do papel de israel na historia da salvação . Outro temas também foram escolhidos: Deus , esperança  e salvação, para mencionar apenas uns poucos .

É possível que Romanos não possua um tema único, que o máximo que podemos fazer é assinalar  temas recorrentes dentro de diversos  temas distintos. Mas se tivermos que destacar um único tema, há bons motivos para que este seja o evangelho “. Essa palavra e o verbo cognato “ evangelizar “são proeminentes na introdução e na conclusão de Romanos, ou seja, em seu arcabouço epistolar , onde é de esperar que encontremos qualquer tema dominante. É a palavra “ evangelho “que ocupa lugar destacando em 1.16-17, texto este que é com tanta frequência o que provavelmente está certo )considerado a declaração do tema da carta .Além disso, como já vimos , as origens de Romanos encontra-se na situação missionaria de Paulo, o que torna natural concentrar a atenção naquele evangelho que o senhor confiara a paulo .Romanos é, portanto a exposição que Paulo faz de seu evangelho .

 

Esse sumario do evangelho em Forma de tratado tem algo longo dos seculos, justificadamente proporcionando aos teólogos um material de primeira qualidade para realizarem seu trabalho.embora não seja um sumario  não –temporal da teologia  paulina , assim mesmo Romanos está muito menos preso a circunstancias especificas do seculo l  do que praticamente qualquer outro livro do novo testamento. Ao contrario do que geralmente acontece, é necessário  um menor grau de tradução da cultura  do século l para a nossa. No dizer de james denney ,” .A caso não é visível que, quando atribuímos (as condições em que Paulo escreveu toda a exatidão históricas possível, há algo nelas que sobressai acima da trivialidade do tempo e do espaço , algo que poderia facilmente dar á epístola não um caráter acidental ou ocasional , mas o caráter de uma exposição de princípios?  Sobre essa questão , Agostinho,Lutero e Calvino enxergaram com mais clareza do que seus críticos  recentes .Mesmo assim l. O elemento mais importante desse contexto é também a questão mais importante que a igreja primitiva teve de enfrentar : a natureza da continuidade entre a primeira e a segunda “palavra de Deus e entre o povo daquela primeira palavra ,israel , e o povo da segunda palavra a igreja .Nesse ponto  em particular  Romanos  dá sua contribuição  para a formulação  da fé  neotestamentária. Pois a maneira como  se expressa a relação entre o antigo testamento e o novo testamento , entre a lei e o evangelho , Israel e a igreja –o grau de continuidade e descontinuidade –é fundamental para a construção  de qualquer teologia cristã .Romanos  fornece  os tijolos básicos para a construção  desse alicerce. Amém Por / Robson S Moreira

Tema e contribuição de Romanos

Tema e contribuição de Romanos

Tema e contribuição de Romanos

Tema e contribuição de Romanos

Tema e contribuição de Romanos

Tema e contribuição de Romanos

Tema e contribuição de Romanos

Tema e contribuição de Romanos