Guarulhos-Noticias/Gng Guarulhos-Noticias/Gng Gru Guarulhos Home GnG Gru Guarulhos Médicos de Cuba chegam à cidade e são recebidos com festa

Médicos de Cuba chegam à cidade e são recebidos com festa

Médicos de Cuba chegam à cidade e são recebidos com festa

Mais 17 médicos chegaram a Guarulhos para ampliar e reforçar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Eles foram recebidos com festa no início da noite desta quinta-feira (31) pelo prefeito Sebastião Almeida, pelo seu vice e secretário de Saúde Carlos Derman, pela adjunta da Pasta, Teresa Pinho, e demais autoridades em solenidade realizada no auditório da Secretaria de Saúde. Com a chegada do grupo, Guarulhos tem agora 19 médicos liberados pelo programa do governo federal.

O médico Miguel Angel Sanchez Triana foi o porta-voz dos médicos, todos originários de Cuba. Ele agradeceu oacolhimento dos guarulhenses e prometeu: “Fiquem tranquilos, pois nós vamos trabalhar com muito amor e muita dedicação. Estamos muito felizes e emocionados”, declarou.

Em sua fala, o prefeito Almeida destacou o momento histórico que representa a vinda dos médicos estrangeiros ao Brasil. “O Bolsa Família sofreu as mesmas críticas quando foi implantado. Hoje, passados 10 anos, estamos vendo um país que vem reduzindo a mortalidade infantil, por meio de um programa que é concedido desde que os pais mantenham os filhos na escola e tenham a carteira de vacinação atualizada”, afirmou.

O secretário Carlos Derman lembrou que há 40 anos desembarcou só no aeroporto de Havana (Cuba), sem conhecer ninguém e que foi muito bem recebido e acolhido pelos cubanos. “Vamos fazer de tudo para que vocês se sintam bem e tenham tudo o que precisam”, assegurou. O secretário falou também que a cidade precisa muito dos médicos cubanos. “Precisamos que nos ensinem como reduzir a mortalidade para índices inferiores a dois dígitos. Cuba tem indicadores invejáveis em Saúde e Educação. Temos muito a aprender e compartilhar”, disse.

Médicos

Martha Maria Diaz Cardenas, Massiely Obregon Castaneda, Mayelin Martinez Santiesteban, Mayerlin Duran Alvarez, Mayra Nestora Velazquez Pavon, Mercedes Blanch Esteriz, Mercedes Hortensia Cordova

Almeida externou a gratidão dos guarulhenses aos novos médicos

Valdes, Mercedes Ramona Quintero Delgado, Migdalia Hernandez Garcia, Maylin Perez Gutierrez,

Mercedes Estelvina Zaldivar Sanchez, Mercedes Martinez Cruz, Mercedes Perez Calero, Mercedes Reyes Ferrer, Miguel Angel Barrios Martinez, Miguel Angel Escalante Castillo e Miguel Angel Sanchez Triana têm novo encontro marcado com a equipe técnica da Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (1º).

Depois de conversar com os estrangeiros individualmente e identificar o perfil de cada um, a equipe da Secretaria irá definir em qual serviço de saúde eles irão atuar. As Unidades Básicas de Saúde que estavam com quadro incompleto de médicos e que deverão receber os novos profissionais são: UBS Mário Macca, que será contemplada com um médico, Dinamarca (1), Jardim Cumbica II (2), Soimco (1), Jacy (1), Ponte Alta (4), Santos Dumont (1), Bambi (1), Haroldo Veloso (1), Acácio (2), Primavera (1) e Recreio São Jorge (1).

Guarulhos recebeu o primeiro profissional do Programa Mais Médicos no mês passado. Formado pela Faculdade de Medicina da Unesp, André Minoru Shibata Kauchi já está atendendo a população na UBS Cummins, em Cumbica, unidade que há cerca de cinco anos atuava apenas com uma médica.

A segunda médica enviada pelo programa chegou ao município há duas semanas. Angelika Dmitrievna Ivanova, formada na Rússia, começou a atender o público nesta terça-feira (29), na UBS Mario Macca, também na região de Cumbica. Nos últimos três anos, a Prefeitura contratou mais de 2,7 mil profissionais para a área da Saúde, sendo mais de 440 médicos. Além disso, implantou 16 novos serviços e reformou outras 16 unidades.

Médicos de Cuba chegam à cidade e são recebidos com festa

Médicos de Cuba chegam à cidade e são recebidos com festa

 

 

TAGS: