Guarulhos-Noticias/Gng Guarulhos-Noticias/Gng Gru Guarulhos News Gru Guarulhos .O verdadeiro ajudador levanta e derruba

.O verdadeiro ajudador levanta e derruba

2..O ajudador e o ajudado cairão (v.1-5)
1.Quando pessoas estão em grande aperto, buscam ajuda em qualquer um, mas caem em ciladas por causa dos aproveitadores. Judá está sitiada pela Assíria e em vez de buscar ajuda do Senhor, busca auxílio no Egito, impressionados pelos cavaleiros e pelo poderio de guerra (v.1).
 
2.O mal que cai sobre Israel não vem propriamente da Assíria, mas é uma disciplina do Senhor contra os líderes negligentes de uma nação afastada de Deus. Os egípcios podem ser fortes, mas são apenas homens. Os cavalos estão sujeitos à calamidade. O juízo de Deus atingirá o auxiliador que é o Egito e o ajudado que é a nação de Judá (v.2-3).
3.Um leão não tem medo de ninguém e se ele estiver comendo sua presa seria loucura chegar perto dele e de seu filhote. Da mesma forma, o Senhor está julgando e o Egito e a Assíria não devem se intrometer na refeição de Deus. O Senhor protege Judá como Sua presa. Outeiro é um símbolo de poder. Judá é um poder falido e subjugado por Deus. A mesma figura de proteção é a de uma ave protegendo o ninho. Jesus mesmo disse que era como uma galinha desejando proteger seus pintainhos (v.4-5).

 

4.Se Judá descobrisse que o Senhor é o verdadeiro ajudador não buscaria o Egito. Judá se afastou muito de Deus. Na hora do ataque da Assíria contra Jerusalém, os judeus desistirão dos ídolos inúteis e o próprio Deus lutará contra a Assíria (v.6-8).

5.A rocha de refúgio da Assíria era a sua própria força. Os poderosos da Assíria fugirão de Deus que é o fogo consumidor. Os príncipes da Assíria deixarão a bandeira. Parece ser a bandeira de Judá, talvez escrita o nome de Jeová. O medo do Senhor os faz fugir, mas serão consumidos por Ele (v.9).

TAGS: