Confirmada sessão do Congresso para ler pedidos de criação de CPMI da Petrobras

    0
    442

    A sessão será realizada na próxima terça (15), segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros.

    O presidente do Senado, Renan Calheiros, confirmou nesta quinta-feira (10) que está mantida a convocação de sessão do Congresso para a próxima terça (15), para a leitura de dois pedidos de criação de comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI), ou seja, formada por deputados e senadores.

    O requerimento da oposição prevê a investigação da Petrobras e o requerimento da base governista propõe uma investigação ampla, que inclua, além da Petrobras, irregularidades nos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal e na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

    Pedidos semelhantes foram apresentados no Senado, visando a criação de uma CPI apenas de senadores.

    Renan disse que, na terça, às 15 horas, antes da sessão do Congresso, o Senado votará parecer da Comissão de Constituição e Justiça daquela Casa, segundo o qual, como há dois pedidos semelhantes para a CPI, vale o mais amplo. Para Renan, a decisão sobre a CPI do Senado deverá balizar o entendimento sobre a CPI mista.

    “Que vai sinalizar, vai, sim. Certamente. Mas não vai pacificar. Esta decisão será, ao final e ao cabo, tomada pelo Plenário do Congresso Nacional”, disse.

     

    A oposição discorda da decisão da CCJ do Senado e já recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), para garantir a instalação de uma CPI, de preferência mista, para investigar apenas a Petrobras. Para Renan Calheiros, a decisão do Supremo, qualquer que seja, terá um caráter inédito.

    “Até agora, o que o Supremo decidiu foi que pode, sim, incorporar fato determinado novo ao longo da investigação. Uma decisão que não tem nada a ver com o que aconteceu. O que foi que aconteceu? As forças políticas entregaram dois requerimentos iguais, exatamente iguais. Uma acrescentado três fatos em relação ao anterior”, explicou.

    A oposição afirma, no entanto, que uma CPI ampliada fere o direito da minoria, de buscar, com todos os requisitos exigidos pela lei. Aliados do governo rebatem e dizem que o objetivo da oposição é eleitoreiro.

    Confirmada sessão do Congresso para ler pedidos de criação de CPMI da Petrobras

    Confirmada sessão do Congresso para ler pedidos de criação de CPMI da Petrobras

    Confirmada sessão do Congresso para ler pedidos de criação de CPMI da Petrobras

    Facebook Plugins