Guarulhos-Noticias/Gng Guarulhos-Noticias/Gng Gru Guarulhos News Gru Guarulhos Noticias: eleito hoje novo 1º vice-presidente

Noticias: eleito hoje novo 1º vice-presidente

Noticias: eleito hoje novo 1º vice-presidente

Câmara dos Deputados elege hoje novo 1º vice-presidente
Câmara dos Deputados elege hoje novo 1º vice-presidente

PT indicou o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), atual líder do governo na Câmara, como candidato do partido ao cargo.Noticias: eleito  hoje novo 1º vice-presidente

O novo 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados será eleito hoje em sessão plenária marcada para as 13 horas. O candidato indicado pelo PT, que tem direito à vaga, é o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), atual líder do governo na Câmara. Se Chinaglia for confirmado como 1º vice-presidente, vai substituir André Vargas (PT-PR), que renunciou à vaga na Mesa Diretora depois de denúncias de seu envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal.

Chinaglia terá que deixar a liderança do governo na Câmara, cargo que é uma indicação da presidente da República, para ocupar a vaga na Mesa Diretora.

A eleição é feita por votação secreta. Para ser eleito, o candidato precisa do apoio de 257 deputados, ou seja, maioria absoluta da Câmara. Noticias: eleito  hoje novo 1º vice-presidente

Renúncia
André Vargas abriu mão do cargo porque responde a um processo no Conselho de Ética de Decoro Parlamentar por quebra de decoro parlamentar por conta de suas relações com o doleiro Alberto Youssef, que pagou um jatinho para levar Vargas e a família para passar as férias em João Pessoa (PB) no final do ano passado.

Além disso, há denúncias de que o deputado teria intercedido em favor de uma das empresas de fachada do doleiro em negócios com o Ministério da Saúde. A Polícia Federal interceptou conversas em que o doleiro cobra a atuação de Vargas e diz que a “independência financeira” dos dois dependeria do sucesso no negócio.

Na carta de renúncia, oficializada no último dia 16, Vargas diz que renunciou ao cargo para se concentrar em sua defesa sem prejudicar o andamento dos trabalhos da Mesa. Ele manteve o mandato de deputado.

TAGS: