Porque trindade se existe somente um Deus ?

    0

    Atualmente, muitas pessoas ao redor do mundo crêem em Deus. Muitas pessoas servem a Deus. Infelizmente, porém, o Deus deles não é o Deus vivo e verdadeiro.

    Porque trindade se existe somente um Deus ?
    Porque trindade se existe somente um Deus ?

    Diante de tantas religiões e mitos que existem, como podemos saber qual Deus é o Deus verdadeiro? Para respondermos a esta importante pergunta, Deus nos deu sua palavra. Na Bíblia Sagrada, temos as palavras do Deus vivo. No mundo todo, homens e mulheres possuem, na Bíblia, a revelação que Deus fez de si mesmo.

    Nesta série de lições, não irei dizer o que eu acho a respeito de Deus, nem vou dar decretos de alguma igreja, nem darei um conjunto de crenças de uma denominação. Ao invés disso, abrirei a Bíblia Sagrada, a palavra de Deus, e pelas palavras de Deus nós veremos a pessoa de Deus.

    Geralmente a condição espiritual de qualquer pessoa é resultado de sua concepção acerca de Deus. Na maioria das vezes a pessoa criou um deus na sua imaginação. Suas idéias sobre Deus são tiradas em parte da Bíblia, bem como de outras fontes, talvez religião, uma crença, o pai e a mãe, uma influência tribal ou racial. Todas estas misturas de verdade, erro e opiniões são perigosíssimas.

    O propósito desta série de estudos é definir com certeza, pela própria Bíblia, quem Deus é e como Ele é. Não vamos tentar provar que Deus existe. De acordo com as Escrituras, este fato é, por si mesmo, evidente a todos os homens (veja Romanos 1 e João 1:9). Na verdade, na Bíblia só existe uma pessoa que não crê que Deus existe. Em Salmo 14:1 a Bíblia diz: Disse O NÉSCIO no seu coração: Não há Deus. (Obs: a palavra “néscio” significa tolo).

    Desta forma, se você não é um tolo, você sabe e crê que Deus existe. A Bíblia nunca tenta provar a existência de Deus, porque todos os homens sabem, no fundo de seus corações, que Deus existe.

    Nossas perguntas são simples. Quem é este Deus? Quais são seus atributos? O que sabemos sobre seu caráter? Ele é digno de nosso respeito, honra e adoração?

    1. Existe apenas um Deus. Todos os demais chamados deuses, que não são o Deus da Bíblia, não passam de ídolos. Os homens dão honra a seres e coisas, reais e imaginárias, honra esta que deveriam dar somente a Deus. Mas isso não faz destas coisas o Senhor.

    Em Isaías 44:6 as Escrituras dizem Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. O versículo 8 do mesmo capítulo diz: Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, NÃO há outra Rocha que eu conheça.

    O capítulo 44 de Isaías nos mostra que os homens fazem deuses. Eles os produzem com suas mãos. Mas Deus chama a si mesmo de único Deus, o primeiro, o último, e declara que não há outro Deus além dele. Deus olha ao redor, e diz que não há nenhum outro Deus. E, com certeza, não existe mesmo nenhum outro.

    2. Este Deus é uma TRI-personalidade, isto é, um em três e três em um.

    Não poderemos analisar todas as passagens bíblicas que falam sobre esta grande e maravilhosa verdade, mas se a Bíblia falar apenas uma vez, já é suficiente. Portanto, veremos não uma, mas várias passagens da palavra de Deus que mostram que Deus é, de fato, triúno.

    Você, leitor, talvez já tenha ouvido falar que Deus é uma trindade. Embora a palavra “trindade” não exista na Bíblia, a doutrina com certeza se encontra nas páginas da palavra de Deus. Meu nome, irmão James W. Knox, não existe na Bíblia, mas eu posso ser encontrado na Bíblia.

    Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23). Este sou eu. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus (João 1:12). Aqui sou eu outra vez. Perceba que eu posso ser encontrado na Bíblia, mesmo que o nome pelo qual eu sou conhecido não seja encontrado nela. Da mesma forma, do início ao fim da Bíblia, vemos que Deus é uma trindade, mesmo que o termo não seja encontrado nas páginas das Escrituras.

    Em 1 João 5:7, a Bíblia Sagrada declara: Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.

    É muito claro. Conte-os: o Pai, um; a Palavra, dois; e o Espírito Santo, três. Estes três são um. Agora some todos. Um mais um mais um é igual a um.

    Você dirá “Eu não consigo entender isso completamente.” Felizmente, Deus não requer que nós entendamos completamente. Ele requer que nós creiamos nele e na sua Palavra, sobre aquilo que a Bíblia diz dele mesmo.

    Voltando a Gênesis capítulo 1, vemos como Deus fala de si mesmo, no contexto da criação. No versículo 26, Deus diz Façamos (perceba que Deus, singular, diz “façamos”, plural) o homem à NOSSA (plural) imagem, conforme a NOSSA (plural) semelhança. Então o versículo seguinte diz: E criou Deus (singular) o homem à sua(singular) imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

    Desta forma, fica claro desde o primeiro capítulo da Bíblia que Deus é constituído de mais de uma personalidade.

    Vejamos o capítulo 3 de Gênesis, no versículo 22. Depois que Adão e a Sra. Adão pecaram, comendo o fruto proibido, Então disse o SENHOR Deus (singular): Eis que o homem é como um de NÓS (plural), sabendo o bem e o mal.

    Em Gênesis capítulo 11 encontramos o incidente da torre de Babel. A Bíblia afirma: Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. (Gên. 11:5-8).

    Perceba que, nos primeiros onze capítulos da Bíblia, vemos que UM Deus (singular) é mencionado num sentido plural. A pluralidade de seres é mencionada quando se refere à obra de Deus criando o homem, expulsando-o do jardim e espalhando-o sobre a face da terra.

    Alguém poderia argumentar, “Ah, mas isso é o Velho Testamento, lá atrás no livro de Gênesis.”

    Tudo bem, vamos dar uma olhada rápida no Novo Testamento. Em Mateus 28:19 Jesus Cristo diz: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Embora diferentes seitas do “cristianismo” possam debater a interpretação destas palavras, o fato é que a fórmula trinitariana para o batismo é, primeiramente, estabelecida pelo Filho de Deus.

    Novamente, no livro de Mateus, quando Jesus iniciou publicamente seu ministério, a Bíblia diz em Mateus 3:16-17 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Aqui vemos o Pai, falando do céu, o Filho na água, e o Espírito descendo como pomba e iluminando Jesus.

    O que temos é um Deus, que se manifesta como o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo, e estes três são UM. (1 João 5:7).

    3. No primeiro item, dissemos que existe apenas um Deus. Vimos que este é o testemunho das Escrituras. Todos os demais são ídolos. No segundo item, este Deus único é apresentado como uma personalidade triúna, um em três e três em um. Agora, veremos que Deus fez o homem à sua imagem. O homem, também, é três em um e um em três, possuindo corpo, alma e espírito.

    Uma imagem é parecida com o padrão segundo o qual foi criada, mas não é exatamente igual. Em Gênesis 1:26, vimos que disse Deus: FAÇAMOS o homem à NOSSA imagem. Portanto, se Deus é uma trindade, podemos esperar que a Bíblia fale que o homem tem uma semelhança triúna com o Deus que o criou.

    Em 1 Tessalonicenses 5:23 a Bíblia afirma: E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Vemos, então, que o homem é uma trindade. O homem é um espírito e uma alma dentro de um corpo. Há três pessoas ali? Bem, há três que são um e um que são três. Isto é, o homem feito à imagem de Deus é uma tri-unidade.

    É impressionante pensar como Satanás engana tantas pessoas para que rejeitem a verdade da Bíblia. Há muitos, muitos que crêem em Deus, mas rejeitam a doutrina da trindade. Ainda assim, estas mesmas pessoas concordam com a verdade da Bíblia sobre o homem ser um espírito, uma alma e um corpo, e reconhecem que o homem é feito à imagem de Deus.

    Ora, vejo pessoas que têm cabelo loiro, outros têm cabelo castanho e outros têm cabelo preto. Alguns têm pele clara, outros têm pele morena, outros têm pele negra. Vejo corpos masculinos e femininos e pergunto a você, quais destas pessoas são feitas na imagem de Deus? Perceba que a imagem de Deus não pode se referir à aparência física. Mesmo gêmeos idênticos possuem distinções e diferenças na sua aparência física.

    Portanto, a afirmação de que todos os homens são feitos à imagem de Deus não pode ser uma referência à aparência física. Na verdade, refere-se ao homem como um todo, ou seja, um homem em três partes – o espírito, a alma e o corpo. Sendo assim, entendemos a partir da criação de Deus (a qual declara e revela Deus ao homem) que Deus é uma trindade.

    4. Deus é um Deus vivo e é, em todos os sentidos, uma pessoa. Isso é verdadeiro acerca do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

    Duas características destacadas de personalidade são amar e ter vontade própria. Deus tem ambas. Por exemplo, o versículo mais conhecido e mais citado da Bíblia é João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna.

    Em João 6:39, a Bíblia diz novamente: E a VONTADE do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.

    Aqui vemos de novo que Deus tem uma VONTADE. Qualquer um, que seja honesto o suficiente para ler a Bíblia descobrirá que Deus possui todas as características (tanto maiores quanto menores) de personalidade.

    Ele é , de fato, uma pessoa. Ele não é uma imagem de madeira ou pedra. Ele não é uma imagem talhada. Ele não é uma estrela como o Sol. Ele não é a Lua ou os planetas, nem árvores ou rochas. Deus é uma PESSOA. Ele é uma pessoa com quem você pode conversar. Ele é uma pessoa que pode ser adorada. Ele é uma pessoa com quem você pode andar e ter comunhão. Você pode conhecê-lo intimamente e pessoalmente da mesma forma que qualquer outra pessoa, porque Deus é uma pessoa.

    Este é um aspecto maravilhoso do Cristianismo Bíblico. Não adoramos crenças nem igrejas. Não adoramos imagens nem ídolos. Não adoramos coisas que nós mesmos fizemos, nem coisas que nós inventamos. Pelo contrário, nosso Deus é uma pessoa. Conhecemos a Deus pessoalmente. Andamos e falamos com ele e temos comunhão com ele.

    Ora, admitir que existe um Deus e depois negar que ele tenha revelado a si mesmo aos homens é o mesmo que acusá-lo de ser indigno de nossa confiança. Aprendemos na Bíblia que Deus fez o homem à sua própria imagem. Deus colocou dentro do homem uma necessidade e um desejo urgente de comunhão com ele.

    Que tipo de Deus criaria o homem, poria no homem um desejo de conhecer seu criador, e então não se daria a conhecer pelo homem? Os pensamentos do homem sempre estão buscando e procurando encontrar Deus, e a única razão pela qual o homem possui este desejo de buscar, encontrar e conhecer Deus é porque Deus pôs este desejo nele; o desejo do homem para com Deus começa com o desejo de Deus para com o homem.

    A vontade de Deus para que você o conheça é muito maior do que a sua vontade de conhecê-lo. A Bíblia é a revelação de Deus para o homem. Se a Bíblia não for verdadeira, exata e compreensível (como alegam alguns), então Deus na verdade não se revelou.

    Há muitos que dizem “Sim, Deus existe, mas não há nenhuma maneira de nós verdadeiramente o conhecermos.” Mas uma declaração como essa é totalmente falsa. Deus nos deu, nas páginas da Bíblia, TUDO que nós precisamos. Homens só começam a erigir tradições, monumentos, ídolos, imagens e religiões quando eles abandonam a Bíblia. Estas COISAS que o homem faz não o levam para Deus, mas o levam para cada vez mais longe de Deus, para cada vez mais pecado, mais iniquidade, mais perversidade, mais homicídios, mais matanças e mais imoralidade. Os homens alegam que estão buscando a Deus, porém acusam o Senhor de ter tornado a tarefa muito difícil e complicada.

    Amigos, isto é mentira. Deus nos deu a revelação de si mesmo nas páginas da Bíblia Sagrada. Esta revelação pode ser compreendida por qualquer um que se aproximar das Escrituras com um coração honesto e sincero. Deus quer que você o conheça. Deus preparou um caminho para você conhecê-lo. O caminho pelo qual você conhecerá Deus é pela revelação que Deus deu de si mesmo, nas páginas da Bíblia Sagrada.

    Se você consultar a Bíblia honestamente, sinceramente e com um coração que crê, você encontrará Deus.

    A trindade e personalidade de Deus são fundamentalmente importantes. Se Deus é um mero instrumento, como pensam alguns, ou uma força, como está sendo ensinado pela prominente religião que se chama “Nova Era”, então Deus não pode amar nem ser amado e o coração da mensagem bíblica está acabado. Se Deus não é uma trindade, então Jesus não é Deus manifestado em carne e o Espírito Santo não tem os atributos da divindade.

    A mensagem da Bíblia, conforme veremos ao longo deste livro, é que Deus criou você, e deu o seu Filho Unigênito para salvar você do pecado, porque o pecado o afastou da comunhão com Ele.

    A Bíblia diz que o Filho se manifestou em carne humana. Ele veio abrir o caminho para você ser salvo do pecado e ter comunhão com seu Criador. Ele veio para ser a vida – eterna.

    Perceba que, quando te falamos para confiar na pessoa do Senhor Jesus Cristo, nós não estamos pedindo para você crer num líder religioso. Não estamos pedindo para você pôr sua fé num grande professor. Não estamos pedindo para você seguir os passos de um grande homem. O que estamos dizendo é que SEU CRIADOR veio e deu sua vida para pagar os teus pecados. Foi o SEU CRIADOR que ressuscitou dos mortos. É o SEU CRIADOR, a pessoa do Senhor Jesus Cristo, que está te convidando a conhecer a paz de Deus, a desfrutar da eternidade com Deus, porque ele é o seu Deus.

    Você deseja vir à pessoa do Senhor Jesus Cristo? Muitos de vocês vieram à igreja, vieram à religião, vieram à sala de aula, fizeram uma decisão, mas ainda não conhecem a Deus. Você deseja vir a Jesus Cristo, confessando-o como o único Deus, o verdadeiro Deus, e confiando nele como seu Salvador?

    Você conhece COISAS SOBRE Deus ou você conhece Deus? Você pode conhecer uma pessoa, e Deus É UMA PESSOA. Há apenas um Deus. Ele é uma trindade – o Pai, a Palavra e o Espírito Santo. Estes três são um. Você foi feito à imagem de Deus. Você é um espírito, uma alma e um corpo, e Deus é um Deus vivo. Ele é uma pessoa, em todos os sentidos, assim como você; e a pessoa de Deus quer uma comunhão íntima, eterna, com você.

    Você deseja conhecê-lo? Então dobre seus joelhos humildemente e confesse com seu coração que você crê que o Senhor Jesus Cristo é o seu Deus, e receba-o como seu Salvador pessoal. Peça a Ele que perdoe seus pecados, lavando-os com seu precioso sangue, e peça que ele restaure tua comunhão com teu Criador. fonte http://assimdizosenhor.com/ publicado Por/ Gazeta News De Guarulhos