Madrugada do dia 13 terá show de meteoros

    0
    452

    Espetáculo das Perseidas ocorre anualmente no mês de agosto.

     meteoros
    meteoros
    Crédito: Nasa

     

    Por Ethevaldo Siqueira

    Acorde de madrugada nesta quinta-feira, dia 13, por volta das 4 ou 5 horas da manhã, para assistir ao belo espetáculo das Perseidas, a chuva de meteoros ou “estrelas cadentes” que ocorre anualmente no mês de agosto. Segundo preveem os astrônomos da Nasa, o pico desse show ocorrerá nas horas que antecederão ao amanhecer desta quinta-feira. Apague todas as luzes de sua casa e olhe para o céu. Será muito melhor se você estiver fora de São Paulo, na zona rural, para testemunhar até uma centena de meteoros que riscarão o firmamento em todas as direções.

    As Perseidas ocorrem durante muitas noites de agosto. Por isso, você ainda pode vê-las noutras datas, até o final do mês, embora em menor número do que na madrugada do dia 13, desde que o céu esteja sem nuvens e sem lua.

    Esse espetáculo – também chamado de Lágrimas de São Lourenço pelos cristãos na antiguidade – tem sido observado pela humanidade há mais de 2.000 anos. Neste ano, a visão das Perseidas deverá ser muito melhor porque o pico dos meteoros cadentes coincide com a fase da Lua Nova, em que o céu é o mais escuro possível. A última vez que isso aconteceu foi em 2007.

    Por que acontece o fenômeno das Perseidas? Porque a Terra atravessa uma vez por ano o rastro de detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, que dá uma volta em torno do Sol a cada 133 anos. A maioria desses detritos, deixada há séculos no espaço, se queima ao entrar na atmosfera terrestre.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.