Guarulhos-Noticias/Gng Guarulhos-Noticias/Gng Gru Guarulhos Home GnG Gru Guarulhos Tocha olímpica, vai passar por quatro município menos Guarulhos
COI pede para que percurso da tocha no Brasil não tenha protestos

Tocha olímpica, vai passar por quatro município menos Guarulhos

Tocha olímpica, vai passar por quatro município menos Guarulhos

Tocha olímpica, vai passar por quatro município menos Guarulhos

Tocha olímpica, vai passar por quatro município menos Guarulhos

Facebook

A tocha olímpica

Tocha olímpica, vai passar por quatro município menos Guarulhos
Tocha olímpica, vai passar por quatro município menos Guarulhos

irá percorrer 47 cidades do estado de São Paulo

O estado mais rico do país, São Paulo, será a penúltima unidade da federação a receber a Tocha Olímpica. A visita será dividida em duas etapas, nos meses de junho e julho. A primeira será logo após o fogo olímpico deixar o Mato Grosso do Sul, em 27 de junho, passando por quatro municípios, para pernoitar em Presidente Prudente. A segunda, de 16 a 27 de julho, quando o símbolo dos jogos olímpicos percorrerá mais 43 cidades paulistas, antes de partir para o Rio de Janeiro.

No primeiro roteiro, além de Presidente Prudente, maior cidade do oeste paulista, estão incluídas Paraguaçu Paulista, Marília e Assis. Depois, o revezamento é retomado em Itararé, no dia 16 de julho, com pernoites previstos em Itapetininga, e no dia seguinte, em Bauru.

Em mais um trecho de grandes cidades do interior de São Paulo, a tocha subirá até Ribeirão Preto e vai descer por Franca e Campinas em direção a capital. Osasco, São Bernardo do Campo e Santos, no litoral paulista, são as próximas paradas com pernoite da chama olímpica. O dia 24 de julho vai ser exclusivo para os paulistanos recepcionarem a tocha olímpica.

No dia 25, a tocha olímpica segue até Ilhabela, um dos principais destinos do litoral paulista. No dia seguinte, parte para seu último pernoite em território paulista, em São José dos Campos. Depois, desce a Serra do Mar se despedindo de São Paulo pelas cidades de São Luiz do Paraitinga e Ubatuba, no litoral.

O Ministério do Turismo já investiu R$ 1,1 bilhão em obras de infraestrutura turística no estado. São 2.669 obras de infraestrutura e apoio ao turismo regional. Entre as obras estão melhorias no complexo do Anhembi e a sinalização turística da capital.

O Portal do Ministério do Turismo divulgou quais os atrativos dos destinos onde a tocha vai pernoitar em São Paulo.

Presidente Prudente

O Museu e Arquivo Histórico destacam-se entre os atrativos turísticos. Os visitantes podem conhecer a história e a cultura do município. Fundado em 1957, o Museu ocupa as instalações do antigo Matadouro Municipal de Presidente Prudente, construído em 1929, e possui, em seu acervo, documentos que retratam o desenvolvimento da cidade desde a sua fundação, em 1921, até a década de 1980.

Itapetininga

A exemplo de muitas cidades da região, Itapetininga também foi ponto de descanso dos tropeiros. Os visitantes podem conhecer o Centro Cultural e Histórico, que concentra o Memorial Júlio Prestes. A cidade abriga a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, uma das maiores do estado, construída em 1771 em estilo romano, em forma de uma cruz latina.

Bauru

No município, vale a pena visitar o Zoológico, o Museu Ferroviário Regional e o Jardim Botânico. Em razão de o município abrigar escolas, universidades, institutos e hospitais, o turismo de saúde e científico é um grande atrativo da cidade.

Ribeirão Preto

Ribeirão Preto é conhecida pela produção de café. Vale a pena conhecer o Museu do Café, no campus da USP, com uma grande coleção de máquinas de beneficiar o grão, fotos e grandes esculturas. Outro belo cartão postal é o Jardim Japonês, que oferece um cenário composto de lagos, flores, pontes, bancos, quiosques e plantas ornamentais de origem japonesa doadas pela colônia radicada na cidade.

Franca

Franca se destaca no cenário econômico em razão do setor calçadista, sendo a maior produtora de calçados do país com mais de mil indústrias. A cidade também é famosa pela alta qualidade do café produzido na região, uma das mais importantes do mundo. Na gastronomia, destaque para o prato Filé à JK – recheado com queijo e presunto, frito à milanesa e levado à mesa com batata frita e arroz especial – e a tradicional pizza de galinha caipira.

Campinas

O Parque Portugal é o maior atrativo da cidade e oferece ao visitante atrações como: a réplica da Caravela Anunciação, o bonde elétrico e concha acústica, além de pista para caminhada. No Bosque dos Jequitibás há um mini zoológico com animais selvagens e domesticados. A cidade oferece passeio de Maria Fumaça, que segue até Jaguariúna, passando pelas fazendas de café.

Osasco

Próxima a São Paulo, a cidade tem entre as opções de passeio o Borboletário, no Parque Ecológico Ana Luiza Moura Freitas, no Jardim Piratininga. O Parque Ecológico oferece pista de caminhada, playground, riacho e espelho d’água. Outros pontos turísticos são o Parque Chico Mendes, o Museu Histórico Bradesco, a Ponte Metálica e a Catedral Santo Antônio.

São Bernardo do Campo

São Bernardo possui como atrações para seus visitantes vários parques, entre eles o Parque de Esportes Radicais, o Parque Rafael Lazzuri e o Parque Salvador Arena. A Capela Nossa Senhora da Boa Viagem junto à antiga estrada que levava a Santos privilegiou o local, que se tornou ponto obrigatório de parada dos viajantes, como Dom Pedro I, para pedir a proteção e a bênção de Nossa Senhora.

Santos

Um programa imperdível para quem curte futebol é visitar a sede do Museu Pelé, instalado em um casarão do século XIX. O museu homenageia a vida e a carreira do maior jogador de futebol do País. Para chegar ao local, no bairro do Valongo, é possível embarcar em um passeio de bonde que circula por cerca de 40 pontos de interesse histórico, como o Museu do Café e o Santuário Santo Antônio do Valongo.

São Paulo

A maior metrópole do país oferece aos seus moradores e visitantes uma enorme variedade de opções para quem deseja se divertir e conhecer um pouco da cidade da garoa. O Parque do Ibirapuera, a Avenida Paulista, a Catedral da Sé, a Sala São Paulo, o Masp e a Pinacoteca são alguns dos lugares de parada obrigatória na cidade. A vocação gastronômica da cidade também chama a atenção e regiões como a Vila Madalena tratam de manter viva a vocação boêmia de São Paulo.

São José dos Campos

O município é um polo aeronáutico e aeroespacial e tem vários institutos de pesquisas e tecnologia. Entre as atrações estão o Memorial Aeroespacial Brasileiro, o Mirante do Banhado e o Museu de Arte Sacra. Os parques Burle Marx, com paisagismo do mesmo e o Santos Dumont também são atrações ao ar livre.

Tocha olímpica, vai passar por quatro município menos Guarulhos

Tocha olímpica, vai passar por quatro município menos Guarulhos