Manifestações a favor da Lava Jato e contra a corrupção ocorrem neste domingo

DO G1

Manifestações a favor da Lava Jato e contra a corrupção ocorrem neste domingo

Manifestações a favor da Lava Jato e contra a corrupção ocorrem neste domingo

Até as 16h50, haviam sido registrados atos em 13 estados (AL, AM, BA, ES, GO, MG, PA, PE, PR, RJ, RS, SC e SP) e também no Distrito Federal, com Renan Calheiros e Rodrigo Maia como os principais alvos; presidente do Senado diz que manifestações são ‘legítimas e devem ser respeitadas’.

Manifestações a favor da Operação Lava Jato e contra a corrupção acontecem neste domingo (4) e reúnem milhares de pessoas em cidades de ao menos dez estados brasileiros. São eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, mais Distrito Federal.

Vestidos principalmente de verde e amarelo, os manifestantes defendem, entre outros, as dez medidas contra a corrupção propostas pelo Ministério Público Federal. Alguns seguravam faixas em defesa da operação Lava Jato e do juiz Sérgio Moro. Os protestos eram pacíficos.

Cartazes de protesto são exibidos contra os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Há críticas ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Calheiros disse que as manifestações são “legítimas” e “devem ser respeitadas”.

Até as 16h50, não havia registro de protestos contra o presidente Michel Temer (PMDB).

Veja a relação dos protestos:

ALAGOAS
Em Maceió, o ato ocorreu na orla da Ponta Verde e reuniu cerca de 100 pessoas, segundo a Associação Alagoana de Magistrados (Almagis). O protesto acabou por volta de meio-dia.

AMAZONAS
Em Manaus, cerca de 3 mil pessoas, vestidas de amarelo e também de preto, se concentraram na região central da cidade para protestar, segundo a organização. A PM não deu estimativa.

BAHIA
Em Salvador, o ato contra a corrupção reuniu cerca de 2 mil pessoas, disse a polícia. Os organizadores estimam em 1.200 os participantes. O evento terminou por volta de 12h15.

DISTRITO FEDERAL

Manifestações a favor da Lava Jato e contra a corrupção ocorrem neste domingo, Guarulhos Gng Manifestações a favor da Lava Jato e contra a corrupção ocorrem neste domingo, Guarulhos Gng

Manifestante espalha imagens de ratos no espelho d’água do Congresso Nacional, em ato em defesa da Lava Jato (Foto: Polícia Militar do DF/Divulgação)

Em Brasília, grupos ocuparam o gramado do Congresso em favor da Lava Jato. Organizadores estimaram a presença de 15 mil pessoas. A PM falou em cinco mil. O ato, pacífico, terminou por volta de 12h15.

ESPÍRITO SANTO
Em Vila Velha, o protesto em defesa da Operação Lava Jato e contra as mudanças nas medidas propostas pelo Ministério Público Federal para combater corrupção se concentra, no Espírito Santo, na Rua Ceará, próxima ao posto Moby Dick.

GOIÁS
Em Goiânia, o protesto contra a corrupção começou por volta das 15h20 e reuniu cerca de mil pessoas, segundo os organizadores. A PM não estimou público.

MINAS GERAIS

Manifestações a favor da Lava Jato e contra a corrupção ocorrem neste domingo, Guarulhos Gng Manifestações a favor da Lava Jato e contra a corrupção ocorrem neste domingo, Guarulhos Gng

Bandeirão verde e amarelo é estendido na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (Foto: Henrique Stênio/TV Globo)

Nas ruas de Belo Horizonte, 5 mil pessoas, segundo a organização, participaram dos protestos, com faixas em defesa da Lava Jato e contra a corrupção. A PM não estimou público. O ato terminou às 14h.

Em Juiz de Fora, a manifestação atraiu cerca de 4 mil pessoas no centro da cidade, segundo os organizadores. Não houve estimativa por parte da PM. Um grupo cantou o hino nacional. O ato já foi encerrado.

Quatro mil pessoas participaram dos atos em Uberlândia, de acordo com Polícia Militar. A organização estima em seis mil. A concentração se deu na praça Tubal Vilela. Houve atos ainda em Uberaba, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha. Todos estão encerrados.

PARÁ
Em Belém, cerca de 20 mil pessoas participam de uma caminhada nas ruas do centro. Algumas ruas da cidade foram interditadas. O ato foi encerrado por volta das 13h.

PARANÁ
Em Curitiba, manifestantes começaram a se reunir por volta das 14h30 em frente ao prédio da Justiça Federal, no bairro Ahú, em Curitiba (PR), onde trabalha o juiz Sérgio Moro. O grupo carrega bandeiras do Brasil e cartazes em apoio à Operação Lava Jato.

Em Cascavel, manifestantes se reúnem em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida desde as 15h. Eles pedem a saída do presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia e do presidente do Senado Renan Calheiros, são contra a corrupção e apoiam a Operação Lava Jato, o juiz Sérgio Moro e as 10 medidas contra a corrupção sem alterações. De acordo com a organização, 500 pessoas participam do ato. A Polícia Militar não divulgou números.

Em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, o ato contra a corrupção durou cerca de duas horas. Os manifestantes chegaram por volta das 9h30 e o grupo começou a dispersar às 11h30. Promovido pelas redes sociais, o ato reuniu 230 pessoas, segundo a PM. A organização afirma que 350 pessoas participaram do protesto. O ato já foi encerrado.

Em Maringá, organizadores do protesto em Maringá, no norte do Paraná, informaram que 10 mil pessoas participam do protesto contra a corrupção. Segundo a Polícia Militar, são 3,5 mil pessoas.

PERNAMBUCO
Em Recife também houve manifestçaões na Avenida Boa Viagem. A PM não divulgou estimativa de participantes. Os organizadores calcularam o público em 16 mil pessoas. O evento acabou por volta das 13h.

RIO DE JANEIRO

  

Multidão tona conta da Avenida Atlântica, na altura do posto 5 (Foto: Alexandre Durão)

No Rio de Janeiro, a chuva e vento pela manhã não impediram os manifestantes de ocupar a avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul. Não houve estimativa de público por parte da PM. Havia faixas de apoio ao juiz de Sérgio Moro. Ambulantes vendiam “pixulecos”, apelido dado a bonecos infláveis caracterizados de políticos –havia os de Lula e Dilma como presidiários. Por volta das 14h, os manifestantes começaram a se dispersar.

Também houve atos em Volta Redonda, Campos dos Goytacazes e Rio das Ostras. Todos foram encerrados.

Manifestações a favor da Lava Jato e contra a corrupção ocorrem neste domingo, Guarulhos Gng
Nanifestantes protestam na Avenida Paulista, em São Paulo, na tarde deste domingo (4), em apoio à operação Lava Jato e contra as mudanças no projeto de lei que trata das 10 medidas de combate à corrupção (Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo)

RIO GRANDE DO SUL
Em Porto Alegre, um grupo protesta a favor da Operação Lava Jato. Vestindo verde e amarelo e com bandeiras e cartazes, os manifestantes ocupam a Avenida Goethe, nas proximidades do Parque Moinhos de Vento e carregam faixas com os dizeres ‘Fora Renan’.

SANTA CATARINA
Em Joinville, no Norte catarinense, a manifestação começou por volta das 16h na Praça da Bandeira. Conforme os organizadores, até as 16h15 cerca de 600 pessoas estavam no local. Já de acordo com a Polícia Militar, 300 pessoas participavam do ato.

SÃO PAULO
Em São Paulo, os manifestantes começaram a ocupar a avenida Paulista por volta das 13h. Cartazes contrários à corrupção no país e um boneco representando o presidente do Senado, Renan Calheiros, foram expostos na via em frente ao Masp.

Atriz Susana Vieira participa de mobilização pró-Lava Jato em Santos, litoral paulista (Foto: Carlos Abelha/G1)

Em Santos, litoral paulista, centenas de pessoas se reuniram na Praça da Independência, em protesto contra a corrupção e pela continuidade da Operação Lava Jato. A atriz Susana Vieira, que apresentou uma peça teatral neste fim de semana na cidade, também participa do ato.

Durante a tarde, eram registrados protestos no interior de São Paulo contra a corrupção em Araraquara. Também houve atos já encerrados em Botucatu e Marília, Rio Claro, Mogi das Cruzes, São José do Rio Preto, Araçatuba, Jundiaí, Franca, Jacareí, Bauru, Campinas, Avaré, Ribeirão Preto, Piracicaba, Limeira, Indaiatuba, São Carlos, Itapeva e Presidente Prudente.

Facebook Plugins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.