O furacão traz medo de Havoc ao Texas

O furacão traz medo de Havoc ao Texas

10:00:26

 O furacão Harvey , alimentado pelas águas quentes do Golfo do México, foi atingido como um furacão da categoria 4 às 9:45 da sexta-feira, mais cedo do que o esperado. Chegou em terra, a nordeste de Corpus Christi, Texas, embalando ventos de 130 mph.

• Enquanto a extensão da devastação ainda não era conhecida, funcionários de emergência relataram danos no prédio pesado em Port Aransas e em Rockport no sábado, com árvores trituradas e telhados desbastados. Cerca de 250 mil clientes estavam sem energia em todo o estado, um número que provavelmente cresceria.

• O furacão foi rebaixado para uma categoria 1, com ventos de 90 mph.

• Espera-se que a tempestade mantenha a força da tempestade tropical por pelo menos quatro dias, trazendo fortes chuvas e inundações, especialmente se parte de seus restos sobre a água.

Centenas de milhares estão sem poder.O furacão traz medo de Havoc ao Texas

A tempestade permaneceu um furacão bem após o pouso, e as condições, incluindo avisos de tornado, tornaram difícil para as autoridades iniciarem avaliações de danos preliminares.

Mais de 250 mil clientes estavam sem eletricidade no início de sábado, um valor que provavelmente aumentaria. Corpus Christi instou as pessoas que ainda estavam na cidade a ferver água.O furacão traz medo de Havoc ao Texas

Mas imagens e vídeos em mídias sociais apresentaram danos substanciais aos edifícios, incluindo telhados e paredes removidos. As linhas de energia foram derrubadas e o serviço de telefone estava desativado.O furacão traz medo de Havoc ao Texas

Os totais de precipitação precoce foram surpreendentes. O Centro Nacional de Furacões disse que um pluviômetro automatizado perto de Victoria, uma cidade de cerca de 68 mil no caminho da tempestade, havia gravado mais de 16 polegadas em 24 horas.

Quando as chuvas se levaram em Houston antes do amanhecer no sábado, as luzes começaram a piscar e, em algumas áreas, saem. As estradas da cidade, em grande parte silenciosas desde a noite de sexta-feira, estavam quase inteiramente vazias. – ALAN BLINDER em Houston

Rockport, no caminho da tempestade, deu um golpe.

Uma das cidades atingidas pela tempestade foi Rockport, uma cidade costeira de cerca de 10 mil que estava no caminho do furacão quando chegou a terra.

Funcionários lá disseram à Associated Press que o telhado da escola secundária de Rockport havia entrado parcialmente e que o centro histórico da comunidade tinha sofrido danos consideráveis.