Colunista:  Major Edson Miguel


Rede Gazeta News Guarulhos 

Hoje o heróico e centenário Batalhão Tobias de Aguiar ” ROTA”   completou 127 anos de existência e encontra-se totalmente renovado, corpo jovem, pulmões e coração de jovens idealistas, este é o Batalhão da Vanguarda.

Ten Coronel Mello Araújo comandante da Rota do lado direito, Batalhão Tobias de Aguiar ” ROTA”  completou 127 anos de existência  heróico, Guarulhos Gng
20:10

      Batalhão que já participou de várias missões, embora a Polícia Militar seja Estadual, o Batalhão em sua história, já saiu para ajudar tropas Federais, como o fez na participação efetiva da Guerra do Paraguai, onde marchou voluntariamente para o Mato Grosso, ajudando a impedir a invasão dos Paraguaios, Canudos, no sul da Bahia, revoluções, entre tantas outras. Pelo  caminho vários combatentes tombaram em combate, e seus nomes foram gravados em um momento que hoje fica no pátio do Batalhão eternizado. Dentre tantas Campanhas, mais uma importante foi confiada ao centenário Batalhão, devido seu alto grau de preparo, e principalmente por ser a Tropa de Confiança do Comando Comando Geral. Nesta nova missão, chamada de Operação Venceslau, bravamente, o batalhão  pela primeira vez na história utilizou armamento que antes só as Forças Armadas utilizavam, como .50 e as Metralhadoras MAG, 7,62 O Batalhão está preparado, para enfrentar qualquer situação de perigo.


Ten Coronel Mello Araújo  comandante da Rota do lado direito

    No decorrer deste ano o batalhão conquistou vitórias e conquistas vitórias e conquistas dentre as  quais a restauração do batalhão que envolveu a sociedade civil, também foi criado o curso de Patrulhamento de Rota, também este ano  dois pelotões de alunos soldados foram formados no Batalhão Tobias de Aguiar, onde tiveram um dos melhores ensinamentos, sofreram, mas estão preparados para qualquer situação hostil,  ainda foi criado uma nova unidade de Saúde, para melhor atender e cuidar da saúde dos policiais. Destaque para a produtividade recorde, com mais de 9 Toneladas de drogas apreendidas,1250 flagrantes , 320 armas retiradas das ruas, 888 Condenados capturados e nenhum policial morto em serviço ou preso, demonstrando o grau de profissionalismo e   treinamento da tropa os que diferenciam.










Ten Coronel Mello Araújo comandante da Rota do lado direito, Batalhão Tobias de Aguiar ” ROTA”  completou 127 anos de existência  heróico, Guarulhos Gng

#tobiasaguiar  @rota9