Guarulhos-Noticias/Gng Guarulhos-Noticias/Gng Gru Guarulhos Home GnG Gru Guarulhos Destaque Gru Guarulhos “Conheça biografia, da Igreja Batista em Cidade Seródio de Vila Maria”

“Conheça biografia, da Igreja Batista em Cidade Seródio de Vila Maria”

 

“Conheça biografia, da Igreja Batista em Cidade Seródio de Vila Maria”

21:59:29

Da/Redação

Edição: Robson Silva Moreira

Onde tudo começou

Primeira Igreja Batista Vila Maria
Primeira Igreja Batista Vila Maria

A nossa história iniciou há mais de 40  anos atrás na Primeira Igreja Batista Vila Maria, onde ali congregava a Irmã Maria José de Alcântara Santos, que lutava e orava pela conversão de seu marido, o irmão Manuel Luís dos Santos, um homem de costumes rígidos, de personalidade forte e que não gostava de crentes. Passava a maior parte de suas horas de folga, a beira de campos de futebol, assistindo aos jogos

          

Culto de missões

Foi em um destes dias de jogos à beira de um campo, que Deus encheu o coração do irmão Manuel de seu infinito amor. Foi quando ele decidiu ir para a igreja com sua família. Após participar dos trabalhos da igreja, com a ajuda de alguns irmãos, o irmão Manuel conseguiu adquirir sua casa própria na cidade de Guarulhos, mais precisamente no bairro do Haroldo Veloso, no ano de 1970.

Ponto de Pregação

A ida para sua igreja em Vila Maria era bem difícil por conta da distância e da precariedade de transportes na região. Foi então que sentiu em seu coração o desejo de iniciar em sua nova residência um ponto de pregação. E pediu mais uma vez, a ajuda dos irmãos da Primeira Igreja Batista de Vila Maria, e na época seu pastor Mário Fernando Dória, que prontamente atenderam e apoiaram, mandando irmãos para ajudarem no trabalho. As reuniões eram aos domingos, às 15 horas, e, logo de início o trabalho já envolvia cerca de trinta pessoas e muitas crianças do bairro. O ponto de pregação foi desenvolvendo com o tempo todas as atividades de uma igreja: cultos, estudos, escolas bíblicas dominicais, etc. O trabalho foi crescendo, e então várias pessoas do bairro começaram a frequentar a casa do irmão Manuel. Os anos foram se passando, e no começo do ano de 1981 é dado o início oficial da União Feminina Missionária da congregação no bairro do Veloso, no dia 17/03/1981. As mulheres começam um trabalho evangelístico e missionário no bairro. A congregação não parava de crescer, então houve a necessidade de se conseguir um lugar maior para se cultuar a Deus. Foi quando os irmãos resolveram alugar um salão ao lado do templo atual para continuar a obra, o que não demorou muito tempo, ficou pequeno também

           

Nasce a Igreja Batista

Em 13 de maio de 1.981, a PIB Vila Maria, com seu pastor na época, pastor Zacarias de Aguiar Severa, em concílio, aprovou então a formação da Igreja Batista em Cidade Seródio, dando a esta igreja a autonomia de desenvolver seus trabalhos. Neste mesmo dia foi dado posse ao seu primeiro pastor José Erivan Silveira. A PIB Vila Maria decidiu comprar um lote de aproximadamente 10x25m² que pertencia à irmã Otacília. O templo foi construído, pintado e mobiliado, e em 05 de dezembro de 1981 foi inaugurada a Igreja Batista em Cidade Seródio , com 56 membros.

 Onde tudo começou
Onde tudo começou

          

Pastores

Foi ordenado e empossado ao ministério, o pr. José Erivan Silveira, nosso primeiro pastor no ano de 1981. O pastor Jose Erivan pastoreou a igreja por um período de três anos (1985). Queremos destacar a contribuição de alguns irmãos durante este período. Os irmãos Juvenil, Antonio Carlos, Dionísio , e irmãs Márcia, Benê, Dulce e tantos outros que não estão sendo mencionados aqui.

Pr. José Erivan. Pastor entre 1981 e 1985.

Com a saída do pr. José Erivan, tomou posse da igreja o pastor Oswaldo de Miranda que também pastoreou por um período de três anos (1988) e apesar das dificuldades, a igreja prevalecia. Quando o pr. Oswaldo saiu da igreja para pastorear em outro lugar, a igreja se prostrou de joelhos e orou, pedindo a Deus que enviasse um outro pastor. E Deus enviou o Pastor Adilson Jose Oliveira, que pastoreou a igreja por um curto período de um ano e seis meses (1990).

Pr. Adilson e esposa. Pastor entre 1988 e 1991.

A igreja sofre, e novamente ora, desta vez por um período de seis meses.

           

Pr. Ruben Nazareth dos Santos

Em 27 de abril de 1991, tomou posse da igreja o Pastor Ruben Nazareth dos Santos, o qual deu grande contribuição, desafiando a igreja a construir o atual templo, que na época, era um empreendimento de grande porte. Porém , com grande empenho do pastor, diretoria e toda a igreja, o templo foi iniciado.

Pr. Ruben e Moabe. Pastor entre 1991 e 1998.
Pr. Ruben e Moabe. Pastor entre 1991 e 1998.

Dois fatos marcantes levam agora a igreja a prantear. No dia 09 de outubro de 1992, faleceu o irmão fundador da igreja, Manuel Luis dos Santos. No dia 29 de dezembro de 1995, faleceu o irmão Juvenil Pereira de Morais. Na verdade eles não morreram, mas deram um passo para a vida, conforme sabemos em João 5:24: “Aqueles que crêem no Senhor Jesus não morrem, mas passam da morte para a vida.”

           

Pr. Ismael Luís dos Santos

Bem, conquanto o ministério do pastor Ruben tenha sido profícuo, em 13 de setembro de 1998, o Senhor o chamou para outra igreja. Novamente a IBCS fica por quase três anos sem pastor. E tendo como vice-presidente o então seminarista Ismael para ser seu pastor.

E no dia 20 de abril de 2001 ele foi ordenado para o ministério pastoral e tomou posse da IBCS.

Após ter assumido a igreja, o pastor Ismael continuou a construção do templo e demais projetos da igreja.

Pr. Ismael e Vanderlece. Pastor
Pr. Ismael e Vanderlece. Pastor

Igreja Batista Filadélfia – Paracambi/RJ

Em 2002, uma das grandes realizações no ministério do Pr. Ismael, foi de organizar a primeira filha de nossa igreja, que é a Igreja Batista Filadélfia na cidade de Paracambi no Rio de Janeiro. Hoje seu pastor, Américo Teixeira Arantes.

 

Igreja Batista Pq. Santos Dumont – Guarulhos/SP

No dia 15 de agosto de 2006, inauguramos a Congregação no Pq. Santos Dumont, outro projeto desafiador. O trabalho iniciou com membros de nossa igreja que moravam nessa região, com cultos nos lares.

 

Pr. Ismael e Vanderlece. Pastor desde 2001.

Pr. Adilson e esposa. Pastor entre 1988 e 1991.

Pr. José Erivan. Pastor entre 1981 e 1985.

Pr. Ruben e Moabe. Pastor entre 1991 e 1998.

Pr. Oswaldo. Pastor entre 1985 e 1988.

Membros da IBCS em 05/12/1981

– Afra Esteves de Andrade

– Alda gomes Rocheado

– Albertina Reis Santos

– Alberto Alves Neto

– Alice Souza Silva

– Antônio Carlos dos Santos

– Benedita Luiza do Amaral

– Claudete da Silva

– Cláudia da Silva

– Cleide da Cruz Luiz

– Cleusa Correia da Cruz Luiz

– Catarina de Jesus Morais

– Dulce da Conceição Ferreira Santos

– Dora Augusto Caetano dos Santos

– Edson Rubens da Silva

– Elisabete Langame Pereira

– Erotildes Bispo dos Santos

– Etelvina Cardoso

– Florentina Maria Alves

– Francisca Alves Souza

– Gesreel de Jesus Pereira

– Ivone Costa da Silva

– Ivonete Costa da Silva

– Ismael Luís dos Santos

– Israel Bernardes da Silva

– José Erivan Silveira

– José Marques de Brito

– José Aparecido da Silva

– Josias de Souza Carvalho

– Josefina Aparecida da Silva Alves

– Juraci Pereira

– Juvenil Pereira de Moraes

– Joseni Viltalino de Siqueira

– Leonilda Carvalho de Siqueira

– Lilian Freitas Silveira

– Luciene de Souza Carvalho

– Lucélia de Souza Carvalho

– Manoel Vitalino

– Maria Leobina Evangelista

– Maria Maciel de Brito

– Maria de Oliveira Guedes

– Maria Teresinha dos Santos Silva

– Maria Perpétua Silva

– Maria José vieira do Nascimento

– Maria José Alcântara Santos

– Márcia Regina dos Santos

– Marinalva Aparecida da Silva

– Marcos Luiz Tavares da Silva

– Manoel Luís dos Santos

– Moisés Alves de Carvalho

– Natanael Sotero da Silva

– Nair Rosa Pereira de Souza

– Nadir Maria da Conceição Ferreira

– Otoniel Sotero da Silva

– Onésimo de Souza Carvalho

– Rute da Costa Silva

– Sônia Ester Reis Rocha

– Samuel Bernardes da Silva

– Terezinha Langame Pereira

– Vicentina José da Silva

– Vicente Dionísio de Oliveira

– Valdirene Mendes Barbosa

– Zuleide da Costa Silva

– Wanderlece Mendes Barbosa ​

Ata nº 1, 05 de dezembro de 1.981

Aos cinco dias do mês de dezembro de 1981, precisamente as 20 horas é declarada aberta a sessão para a organização em igreja, a então  Congregação da Primeira Igreja Batista em Vila Maria/SP. Na reunião se achavam presentes os seguintes pastores: Zacarias de Aguiar Severo, pr. de PIB Vila Maria, Oswaldo Macena de Oliveira, Roberto Tadeu Pimentel, Domingos Gióia Jardim, Nilton Quaresma Mendonça, Mário Fernandes Dora, José Pereira Neves e Abelardo Liberato Nogueira. Organizou-se o concílio assim, constituído pelo pastor-presidente  Zacarias de Aguiar Severo, secretário, Aberlardo Liberato Nogueira, examinador pr. José Pereira Neves, presidente da Associação Batista de Guarulhos e Adjacências. O presidente passa a palavra aos examinadores, que questionam os membros da futura igreja nos aspectos doutrinários, eclesiológicos e denominacionais. Questão doutrinária: sobre o batismo, a ceia do Senhor, importância de Cristo na igreja, responsabilidade da igreja com o Senhor Jesus, com os membros e com a sociedade; ainda com a sua denominação, seus deveres e direitos. Satisfeitos com as respostas, dá oportunidade aos pastores para alguma pergunta, o que não houve. Com a palavra, o orador oficial, pastor Mário Fernandes Dora, que discorre sobre Efésios 4:10-16, mostrando a finalidade da igreja e ressalta como tema principal “Igreja e pastor”, os privilégios de participarmos da igreja de Cristo, e a responsabilidade da igreja no auxílio ao pastor. Devolvida a palavra ao presidente do concílio, esse transmite a nova igreja e seus 56 membros fundadores, os votos de crescimento e conhecimento da palavra. Encerra-se e se desfaz o concílio as 21 horas e 15 minutos. Eu, Cleide da Cruz Luiz, secretária da antiga congregação, lavrei a ata e assino. E após a sua aprovação, será assinada pelo presidente.