“Conheça biografia, da Igreja Batista em Cidade Seródio de Vila Maria”

21:59:29

Da/Redação

Edição: Robson Silva Moreira

Onde tudo começou

Primeira Igreja Batista Vila Maria
Primeira Igreja Batista Vila Maria

A nossa história iniciou há mais de 40  anos atrás na Primeira Igreja Batista Vila Maria, onde ali congregava a Irmã Maria José de Alcântara Santos, que lutava e orava pela conversão de seu marido, o irmão Manuel Luís dos Santos, um homem de costumes rígidos, de personalidade forte e que não gostava de crentes. Passava a maior parte de suas horas de folga, a beira de campos de futebol, assistindo aos jogos

          

Culto de missões

Foi em um destes dias de jogos à beira de um campo, que Deus encheu o coração do irmão Manuel de seu infinito amor. Foi quando ele decidiu ir para a igreja com sua família. Após participar dos trabalhos da igreja, com a ajuda de alguns irmãos, o irmão Manuel conseguiu adquirir sua casa própria na cidade de Guarulhos, mais precisamente no bairro do Haroldo Veloso, no ano de 1970.

Ponto de Pregação

A ida para sua igreja em Vila Maria era bem difícil por conta da distância e da precariedade de transportes na região. Foi então que sentiu em seu coração o desejo de iniciar em sua nova residência um ponto de pregação. E pediu mais uma vez, a ajuda dos irmãos da Primeira Igreja Batista de Vila Maria, e na época seu pastor Mário Fernando Dória, que prontamente atenderam e apoiaram, mandando irmãos para ajudarem no trabalho. As reuniões eram aos domingos, às 15 horas, e, logo de início o trabalho já envolvia cerca de trinta pessoas e muitas crianças do bairro. O ponto de pregação foi desenvolvendo com o tempo todas as atividades de uma igreja: cultos, estudos, escolas bíblicas dominicais, etc. O trabalho foi crescendo, e então várias pessoas do bairro começaram a frequentar a casa do irmão Manuel. Os anos foram se passando, e no começo do ano de 1981 é dado o início oficial da União Feminina Missionária da congregação no bairro do Veloso, no dia 17/03/1981. As mulheres começam um trabalho evangelístico e missionário no bairro. A congregação não parava de crescer, então houve a necessidade de se conseguir um lugar maior para se cultuar a Deus. Foi quando os irmãos resolveram alugar um salão ao lado do templo atual para continuar a obra, o que não demorou muito tempo, ficou pequeno também

           

Nasce a Igreja Batista

Em 13 de maio de 1.981, a PIB Vila Maria, com seu pastor na época, pastor Zacarias de Aguiar Severa, em concílio, aprovou então a formação da Igreja Batista em Cidade Seródio, dando a esta igreja a autonomia de desenvolver seus trabalhos. Neste mesmo dia foi dado posse ao seu primeiro pastor José Erivan Silveira. A PIB Vila Maria decidiu comprar um lote de aproximadamente 10x25m² que pertencia à irmã Otacília. O templo foi construído, pintado e mobiliado, e em 05 de dezembro de 1981 foi inaugurada a Igreja Batista em Cidade Seródio , com 56 membros.

 Onde tudo começou
Onde tudo começou

          

Pastores

Foi ordenado e empossado ao ministério, o pr. José Erivan Silveira, nosso primeiro pastor no ano de 1981. O pastor Jose Erivan pastoreou a igreja por um período de três anos (1985). Queremos destacar a contribuição de alguns irmãos durante este período. Os irmãos Juvenil, Antonio Carlos, Dionísio , e irmãs Márcia, Benê, Dulce e tantos outros que não estão sendo mencionados aqui.

Pr. José Erivan. Pastor entre 1981 e 1985.

Com a saída do pr. José Erivan, tomou posse da igreja o pastor Oswaldo de Miranda que também pastoreou por um período de três anos (1988) e apesar das dificuldades, a igreja prevalecia. Quando o pr. Oswaldo saiu da igreja para pastorear em outro lugar, a igreja se prostrou de joelhos e orou, pedindo a Deus que enviasse um outro pastor. E Deus enviou o Pastor Adilson Jose Oliveira, que pastoreou a igreja por um curto período de um ano e seis meses (1990).

Pr. Adilson e esposa. Pastor entre 1988 e 1991.

A igreja sofre, e novamente ora, desta vez por um período de seis meses.

           

Pr. Ruben Nazareth dos Santos

Em 27 de abril de 1991, tomou posse da igreja o Pastor Ruben Nazareth dos Santos, o qual deu grande contribuição, desafiando a igreja a construir o atual templo, que na época, era um empreendimento de grande porte. Porém , com grande empenho do pastor, diretoria e toda a igreja, o templo foi iniciado.

Pr. Ruben e Moabe. Pastor entre 1991 e 1998.
Pr. Ruben e Moabe. Pastor entre 1991 e 1998.

Dois fatos marcantes levam agora a igreja a prantear. No dia 09 de outubro de 1992, faleceu o irmão fundador da igreja, Manuel Luis dos Santos. No dia 29 de dezembro de 1995, faleceu o irmão Juvenil Pereira de Morais. Na verdade eles não morreram, mas deram um passo para a vida, conforme sabemos em João 5:24: “Aqueles que crêem no Senhor Jesus não morrem, mas passam da morte para a vida.”

           

Pr. Ismael Luís dos Santos

Bem, conquanto o ministério do pastor Ruben tenha sido profícuo, em 13 de setembro de 1998, o Senhor o chamou para outra igreja. Novamente a IBCS fica por quase três anos sem pastor. E tendo como vice-presidente o então seminarista Ismael para ser seu pastor.

E no dia 20 de abril de 2001 ele foi ordenado para o ministério pastoral e tomou posse da IBCS.

Após ter assumido a igreja, o pastor Ismael continuou a construção do templo e demais projetos da igreja.

Pr. Ismael e Vanderlece. Pastor
Pr. Ismael e Vanderlece. Pastor

Igreja Batista Filadélfia – Paracambi/RJ

Em 2002, uma das grandes realizações no ministério do Pr. Ismael, foi de organizar a primeira filha de nossa igreja, que é a Igreja Batista Filadélfia na cidade de Paracambi no Rio de Janeiro. Hoje seu pastor, Américo Teixeira Arantes.

 

Igreja Batista Pq. Santos Dumont – Guarulhos/SP

No dia 15 de agosto de 2006, inauguramos a Congregação no Pq. Santos Dumont, outro projeto desafiador. O trabalho iniciou com membros de nossa igreja que moravam nessa região, com cultos nos lares.

 

Pr. Ismael e Vanderlece. Pastor desde 2001.

Pr. Adilson e esposa. Pastor entre 1988 e 1991.

Pr. José Erivan. Pastor entre 1981 e 1985.

Pr. Ruben e Moabe. Pastor entre 1991 e 1998.

Pr. Oswaldo. Pastor entre 1985 e 1988.

Membros da IBCS em 05/12/1981

– Afra Esteves de Andrade

– Alda gomes Rocheado

– Albertina Reis Santos

– Alberto Alves Neto

– Alice Souza Silva

– Antônio Carlos dos Santos

– Benedita Luiza do Amaral

– Claudete da Silva

– Cláudia da Silva

– Cleide da Cruz Luiz

– Cleusa Correia da Cruz Luiz

– Catarina de Jesus Morais

– Dulce da Conceição Ferreira Santos

– Dora Augusto Caetano dos Santos

– Edson Rubens da Silva

– Elisabete Langame Pereira

– Erotildes Bispo dos Santos

– Etelvina Cardoso

– Florentina Maria Alves

– Francisca Alves Souza

– Gesreel de Jesus Pereira

– Ivone Costa da Silva

– Ivonete Costa da Silva

– Ismael Luís dos Santos

– Israel Bernardes da Silva

– José Erivan Silveira

– José Marques de Brito

– José Aparecido da Silva

– Josias de Souza Carvalho

– Josefina Aparecida da Silva Alves

– Juraci Pereira

– Juvenil Pereira de Moraes

– Joseni Viltalino de Siqueira

– Leonilda Carvalho de Siqueira

– Lilian Freitas Silveira

– Luciene de Souza Carvalho

– Lucélia de Souza Carvalho

– Manoel Vitalino

– Maria Leobina Evangelista

– Maria Maciel de Brito

– Maria de Oliveira Guedes

– Maria Teresinha dos Santos Silva

– Maria Perpétua Silva

– Maria José vieira do Nascimento

– Maria José Alcântara Santos

– Márcia Regina dos Santos

– Marinalva Aparecida da Silva

– Marcos Luiz Tavares da Silva

– Manoel Luís dos Santos

– Moisés Alves de Carvalho

– Natanael Sotero da Silva

– Nair Rosa Pereira de Souza

– Nadir Maria da Conceição Ferreira

– Otoniel Sotero da Silva

– Onésimo de Souza Carvalho

– Rute da Costa Silva

– Sônia Ester Reis Rocha

– Samuel Bernardes da Silva

– Terezinha Langame Pereira

– Vicentina José da Silva

– Vicente Dionísio de Oliveira

– Valdirene Mendes Barbosa

– Zuleide da Costa Silva

– Wanderlece Mendes Barbosa ​

Ata nº 1, 05 de dezembro de 1.981

Aos cinco dias do mês de dezembro de 1981, precisamente as 20 horas é declarada aberta a sessão para a organização em igreja, a então  Congregação da Primeira Igreja Batista em Vila Maria/SP. Na reunião se achavam presentes os seguintes pastores: Zacarias de Aguiar Severo, pr. de PIB Vila Maria, Oswaldo Macena de Oliveira, Roberto Tadeu Pimentel, Domingos Gióia Jardim, Nilton Quaresma Mendonça, Mário Fernandes Dora, José Pereira Neves e Abelardo Liberato Nogueira. Organizou-se o concílio assim, constituído pelo pastor-presidente  Zacarias de Aguiar Severo, secretário, Aberlardo Liberato Nogueira, examinador pr. José Pereira Neves, presidente da Associação Batista de Guarulhos e Adjacências. O presidente passa a palavra aos examinadores, que questionam os membros da futura igreja nos aspectos doutrinários, eclesiológicos e denominacionais. Questão doutrinária: sobre o batismo, a ceia do Senhor, importância de Cristo na igreja, responsabilidade da igreja com o Senhor Jesus, com os membros e com a sociedade; ainda com a sua denominação, seus deveres e direitos. Satisfeitos com as respostas, dá oportunidade aos pastores para alguma pergunta, o que não houve. Com a palavra, o orador oficial, pastor Mário Fernandes Dora, que discorre sobre Efésios 4:10-16, mostrando a finalidade da igreja e ressalta como tema principal “Igreja e pastor”, os privilégios de participarmos da igreja de Cristo, e a responsabilidade da igreja no auxílio ao pastor. Devolvida a palavra ao presidente do concílio, esse transmite a nova igreja e seus 56 membros fundadores, os votos de crescimento e conhecimento da palavra. Encerra-se e se desfaz o concílio as 21 horas e 15 minutos. Eu, Cleide da Cruz Luiz, secretária da antiga congregação, lavrei a ata e assino. E após a sua aprovação, será assinada pelo presidente.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.