Guarulhos-Noticias/Gng Guarulhos-Noticias/Gng Gru Guarulhos Home GnG Gru Guarulhos Destaque Gru Guarulhos ESTREIA EM SÃO PAULO ESPETÁCULO SOBRE A OBRA DE BOB DYLAN

ESTREIA EM SÃO PAULO ESPETÁCULO SOBRE A OBRA DE BOB DYLAN

16:37:24

A Sala Guiomar Novaes, no Complexo Cultural Funarte, recebe nos dias 30 e 31 de agosto de 2019 o espetáculo “A Balada do Homem de Lugar Algum – A poesia e a música de Bob Dylan”. É a estreia paulistana do projeto que reúne a poesia, a música e as inquietações de um dos maiores compositores de nosso tempo, ganhador do Nobel de Literatura em 2016, do Grammy e do Oscar de Melhor Canção, entre outros prêmios.

“A Balada do Homem de Lugar Algum” é um espetáculo multilinguagem em que a obra de Bob Dylan é colocada em evidência. Algumas das principais canções do compositor são mostradas em cena, permeadas por textos extraídos das obras literárias do autor, como os livros Crônicas e Tarântula, além de excertos de seus discursos e trechos traduzidos de suas letras. “A Balada” é uma imersão na obra do homem que colocou a injustiça social e a poesia beatnik na composição popular, influenciando gerações.

O espetáculo apresenta canções icônicas do compositor americano, como I Shall Be Released e Hurricane, e obras menos conhecidas, como Heart of Mine e Señor – Tales of Yankee Power, que dificilmente se ouvem em apresentações ao vivo na noite da capital. Uma obra feita para aqueles que admiram a obra de Bob Dylan e para aqueles que acham que chegou a hora de conhecê-la um pouco mais.

“A Balada” passeia por alguns dos principais momentos artísticos do compositor: estão em cena o Dylan ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2016; o Dylan poeta que ao lado de Martin Luther King denunciava as injustiças sociais; o compositor e sua abordagem religiosa; o Dylan acústico e o Dylan que introduziu a guitarra no folk.

Quem faz o espetáculo

“A Balada do Homem de Lugar Algum” é o novo espetáculo do projeto Experiência Dylan, que desde 2015 se dedica a divulgar a relação entre a poesia e a música na obra de Bob Dylan, bem como promover a discussão sobre os temas presentes em suas composições. Seu primeiro projeto, “Tempestade”, foi a recriação poética das canções do disco Tempest, de 2012. Esse projeto gerou um impresso com poemas dos autores do grupo. A partir daí, surge a apresentação musical “Experiência Dylan” (2016-2018), que esteve em cidades como São Paulo, Mogi das Cruzes, Araraquara, Suzano e São José dos Campos. Com o novo espetáculo, “A Balada do Homem de Lugar Algum – A poesia e a música de Bob Dylan”, a Experiência Dylan aprofunda a abordagem cênica que já vinha sendo pesquisada pelo grupo, intensificando a proposta de criar uma imersão na obra de um dos maiores compositores de nosso tempo e nos momentos históricos que favoreceram seu surgimento.

“Venham, senhores da guerra, vocês que constroem as grandes armas

Vocês que constroem os aviões da morte, que constroem todas as bombas,

Vocês que se escondem atrás de muros e se escondem atrás de escrivaninhas,

Eu só quero que saibam que posso ver através das suas máscaras. (…)

E eu espero que vocês morram, e que sua morte venha logo.

Eu vou seguir seu caixão na tarde pálida

e vou observar enquanto vocês são baixados ao seu leito de morte.

E vou ficar sobre seu túmulo até ter certeza de que vocês estão mortos”.

(Masters of War, 1963)

SERVIÇO

A Balada do Homem de Lugar Algum – A poesia e a música de Bob Dylan.

Uma criação coletiva do projeto Experiência Dylan. Com Ari Cerqueira, Charles Lima, Fred Ribeiro, Oswaldo Jr. e Wallace Puosso. Recomendação etária: 14 anos. Sonorização: Rafael Dias. Iluminação: Osni Henrique.

Local: Complexo Cultural Funarte. Alameda Nothman, 1058. Campos Elíseos – SP.

Datas e horários: 30 e 31 de agosto de 2019, às 20h.

Valor: R$ 40,00 / R$ 20,00

Ingressos à venda: https://www.sympla.com.br/experiencia-dylan—a-balada-do-homem-de-lugar-algum__607944

Informações: Funarte – (11) 3662-5177

Contatos com o grupo: www.facebook.com/experienciadylan