Bolsonaro garante que Orçamento será recomposto em breve

Bolsonaro garante que Orçamento será recomposto em breve
Bolsonaro garante que Orçamento será recomposto em breve

Rede Gazeta News Guarulhos

 

12:38:43

BRASÍLIA (Reuters) – Depois de sancionar o Orçamento de 2021 com um corte de quase 30 bilhões de reais para adequar despesas obrigatórias subdimensionadas, o presidente Jair Bolsonaro prometeu nesta segunda-feira que os valores serão recompostos “em breve”.Reuters

Ao discursar na Bahia, na inauguração da duplicação de um trecho de 22 quilômetros da rodovia BR-101, o presidente afirmou que os cortes tiveram que ser feitos, mas o Orçamento será recomposto.

“Foi cortado sim, por uma questão técnica, mas com toda certeza, brevemente, pelas vias legais, faremos a recomposição do nosso Orçamento. Porque o Brasil não pode e não vai parar”, disse Bolsonaro.

O texto aprovado pelo Congresso, de acordo com técnicos de equipe econômica, subestimou os valores de despesas obrigatórias e a sobra foi realocada para emendas parlamentares, que chegaram a 30 bilhões de reais.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendia o veto total ao Orçamento, alegando que a sanção faria com que o presidente incorresse em crime de responsabilidade.

Depois de uma longa negociação, o presidente sancionou o texto na última quinta-feira com cortes de 19,8 bilhões de reais em parte das emendas parlamentares e em parte de programas federais. Outros 9,3 bilhões de reais foram bloqueados –ou seja, podem ser liberados no futuro se a arrecadação federal permitir.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.