Cientista alerta para risco de variante brasileira gerar nova pandemia

Cientista alerta para risco de variante brasileira gerar nova pandemia
Cientista alerta para risco de variante brasileira gerar nova pandemia

Rede Gazeta News Guarulhos

 

23:30:53

Os casos de covid-19 fora de controle no Brasil preocupam autoridades mundiais. A ameaça é tão grave que cientistas temem que a variante brasileira, P.1, em circulação no país possa provocar uma nova pandemia no planeta. O alerta foi feito pelo epidemiologista norte-americando Eric Field-Ding, em entrevista ao jornalista Leandro Resende, da CNN Brasil.

“A crise brasileira é um risco para a estabilidade global. O mundo não está entendendo ainda o quão grave é a variante P.1, identificada primeiro em Manaus, e que já está em vários outros lugares do planeta. É mais transmissível que a variante britânica, de acordo com as pesquisas”, disse o cientista.

Ele avalia que, pelas dimensões do Brasil e pelo fato de ainda não termos alcançado um pico de mortes, o surto atual vivido no país é o mais grave registrado até agora no mundo.

Eric Field-Ding ressalta que o país precisa de ajuda internacional para controlar a doença e que os EUA estão estudado formas de auxiliar. Segundo ele, o envio de envio de doses de vacinas, como a de Oxford, é uma das possibilidades, mas ressalta que isso demanda uma negociação que envolve a política externa dos dois países.

“Seria um acordo como o empréstimo de doses que foi feito há uma semana para México e Canadá. Mas lá na frente poderia ser perdoado o empréstimo e virar uma doação de fato, mas precisa de política”, disse à CNN.

Eric Field-Ding foi professor da Universidade de Harvard por 16 anos e hoje é membro da Federação de Cientistas Americanos (FAS, em inglês), que se dedica a pesquisar soluções para evitar catástrofes internacionais. Ele foi um dos primeiros cientistas a alertar sobre a gravidade do novo coronavírus no início da pandemia, em 2020.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.