Cresce a procura por orgânicos durante a pandemia do Covid-19

Cresce a procura por orgânicos durante a pandemia do Covid-19
Cresce a procura por orgânicos durante a pandemia do Covid-19
Ads

15:39:45

Cresce a procura por orgânicos durante a pandemia do Covid-19
A busca por uma alimentação saudável e equilibrada nunca este tão crescente no mundo e é sabido que um dos grandes inimigos da saúde nos dias atuais são os agrotóxicos. Eles são utilizados para controle de pragas e doenças de plantas cultivadas no setor da agricultura. O uso dessas substâncias pode ser muito prejudicial para a saúde. Entre os malefícios do uso dos agrotóxicos estão irritações na pele, problemas respiratórios, problemas neurológicos e até câncer. Por essa e várias outras questões, como a própria pandemia do Covid-19, o debate levantado em torno da busca por uma alimentação saudável e balanceada, tem ficado cada vez mais em evidência. E ao contrário do que muita gente pensa, é possível comer bem sem entrar em dietas restritivas e complicadas. Basta optar por alimentos mais variados e na quantidade correta. Uma alimentação saudável proporciona melhorias na qualidade de vida, bom funcionamento do intestino, auxilia no bom humor e fortifica o sistema imunológico.
Aliado ao aumento da procura por alimentos saudáveis, encontra-se a ampliação dos alimentos orgânicos. A principal diferença para os não-orgânicos está justamente na qualidade, já que os orgânicos em sua produção não utilizam agrotóxicos, pesticidas, insumos químicos ou fertilizantes Com isso, os alimentos conseguem conservar maiores quantidades de nutrientes. Ademais, devido a sua forma de cultivo, eles denotam um valor nutricional mais concentrado de substâncias como antioxidantes e fósforo. Os orgânicos ainda possuem garantia de origem pois são certificados com um selo de garantia que assegura a fiscalização desde a sua produção até a comercialização.
Além de todos os benefícios para a saúde, o cultivo orgânico também ajuda o meio ambiente. Os métodos utilizados colaboram para diminuir a poluição tanto dos solos quanto da água dos mananciais e reduzem o gasto de energia, já que na maioria das vezes a produção é feita de forma manual. Em outras palavras, os agricultores tratam o meio ambiente com mais respeito. A movimentação da economia local também merece destaque, visto que melhoram as condições socioeconômicas e apoiam pequenos grupos familiares que buscam na terra o seu sustento.
Aqui no Brasil, em 2019, o mercado de produtos orgânicos teve um crescimento de 10% a 15% na oferta, segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis). Várias marcas já procuram incluir os produtos orgânicos em seu portfólio. É o caso da Organique Brasil, que comenta: “É perceptível que a preocupação com a saúde e o bem-estar cresce a cada ano entre a população mundial, fato que consequentemente tende a aumentar a procura por produtos orgânicos nas gôndolas ou pela internet”. Sobre as técnicas de cultivo, João Paulo, CEO da Organique, garante que todo o processo ajuda a garantir não só a saudabilidade, mas o sabor das bebidas: ”o padrão de qualidade na produção orgânica garante benefícios nutritivos e energia saudável para os apreciadores em todo planeta”.
ADS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

7 + nove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.