Enfermagem protagoniza cuidados na pandemia

Enfermagem protagoniza cuidados na pandemia
Enfermagem protagoniza cuidados na pandemia

Rede Gazeta News Guarulhos

 

Enfermagem protagoniza cuidados na pandemia
Enfermagem protagoniza cuidados na pandemia

A enfermagem é a protagonista dos cuidados à população no combate à pandemia da covid-19, pois está na linha de frente da assistência, 24 horas por dia ao lado dos pacientes. Mas antes mesmo desse cenário preocupante e sem precedentes, a profissão já vinha ganhando destaque mundial com a campanha Nursing Now, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de forma a favorecer o empoderamento da categoria, como parte das celebrações do Ano da Enfermagem, como a organização definiu 2020.

E protagonismo é a palavra que resume também as ações da enfermeira Rosemeire Maria da Silva, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Seródio, em Guarulhos, da enfermeira Jaqueline Melo Torres, que atua no Pronto Socorro de Guarulhos e também é a responsável pela rede Cegonha, e dos enfermeiros coletores do Centro de Testagem da Covid-19 no CEO Vila-Galvão, Arnaldo Marques Neto e Laís Fernandes Feliz Vieira.

Cansada de pedir para as pessoas levarem a sério o distanciamento social, Rosemeire decidiu pintar o chão da instituição, para que, assim, as pessoas se tornassem mais conscientes e evitassem aglomerações. “Enquanto profissional de enfermagem, o sentimento diante dessa ação é a promoção de saúde e a construção do cuidado para diminuir a propagação do vírus”, avalia.

Intitulado de “Combatendo o Coronavírus”, a enfermeira Jaqueline conta que ela e sua equipe tiveram uma iniciativa de gravar um vídeo alertando sobre como realizar a higienização correta das mãos.

“Quando vimos aumentar as solicitações de álcool em gel e luvas, ficamos sabendo que muitos profissionais estavam fazendo o suo indevido das luvas. Apostamos em todas as medidas de combate ao Coronavírus, mas o princípio de tudo é a higiene das mãos”, conta. 

Quando a prefeitura de Guarulhos precisou montar o centro de testagem, a gestão teve dificuldade em encontrar voluntários. Entretanto, Arnaldo e Laís se prontificaram a trabalhar, mostrando total interesse e comprometimento desde o inicio. “Meu sentimento é de estar numa missão, honrando meu juramento, o qual tanto me orgulho”, destaca o enfermeiro.

Já Laís, que ficou afastada por 14 dias por ter contraído Covid-19, diz que o sentimento é de união. “Após passar por toda essa experiência, ao voltar para a minha rotina,  me voluntariei para participar desta ação para fazer a diferença para os servidores da saúde”, conta.

 “A enfermagem sempre esteve na linha de frente nos cuidados à saúde. Nós somos a maior força de trabalho da saúde do país. O árduo trabalho desses profissionais, principalmente no combate à pandemia, é um esforço que deve ser valorizado e reconhecido por toda a sociedade, já que os cuidados são realizados de forma democrática, ampla e inclusiva”, destaca o enfermeiro Cláudio Silveira, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).

Atenciosamente,

Letícia Cubas dos Santos

Estagiária da Gerência de Comunicação do Coren-SP

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.