Falta oxigênio em SP pela primeira vez para tratar pacientes com Covid-19

Cadastramento para vacinação contra Covid-19 recebe quase 40 mil solicitações
Cadastramento para vacinação contra Covid-19 recebe quase 40 mil solicitações
Ads

18:00:25

UPA de Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo, registrou a primeira falta de oxigênio na capital. Dez pacientes que estavam internados com sintomas de Covid-19 precisaram ser transferidos na noite da última sexta-feira (19). A secretaria de Saúde de Guareí, município no sul de São Paulo, também informou hoje (20) que há escassez do insumo e não pode receber mais pacientes na cidade.Veja São Paulo

oxigênio© Pixabay/Reprodução oxigênio

“Estamos incansavelmente procurando em todos os locais possíveis para adquirir oxigênio, mas devido à alta procura no país está difícil. Chegamos à situação de termos dinheiro, mas não termos o produto para compra”, disse a diretoria municipal de Saúde de Guareí em comunicado.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, a emergência na UPA foi causada pelo atraso no abastecimento da produtora do insumo, a empresa White Martins. A companhia nega problema de fornecimento. “Depois de uma hora em que os pacientes já haviam sido transferidos, o oxigênio chegou”, conta o secretário.

Hospital Municipal Doutor Ignácio de Proença Gouveia, também na Zona Leste, chegou a ficar perto do limite de oxigênio disponível, mas o abastecimento foi feito no tempo adequado para evitar transferências dos pacientes.

ADS

Aparecido pediu ajuda para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para adquirir mais cilindros. “Nestas duas últimas semanas, a evolução das internações aumentou muito. Os pacientes mais jovens demandam muito mais oxigênio. Ainda não trabalhamos com a possibilidade de falta de oxigênio na cidade, mas estamos em uma operação de guerra para dar conta de tudo”, afirma.

ADS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.