Familiares de vítimas da covid entram com representação criminal contra Bolsonaro

Familiares de vítimas da covid entram com representação criminal contra Bolsonaro
Familiares de vítimas da covid entram com representação criminal contra Bolsonaro
Ads

16:19:17

A Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico) entrou neste mês com uma representação criminal na Procuradoria-Geral da República (PGR) cobrando a responsabilização do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela gestão da pandemia.

O presidente Jair Bolsonaro tenta colocar m√°scara durante evento© De acordo com pesquisa, presidente Bolsonaro atrapalhou o combate à covid-19 no país | Raul Spinassé… O presidente Jair Bolsonaro tenta colocar m√°scara durante evento

O grupo pede que Bolsonaro seja denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de prevaricação, infração de medida sanitária preventiva, emprego irregular de verbas públicas, perigo para a vida ou saúde e inutilização de material de salvamento.

Leia também:

Último vídeo mostra Lázaro Barbosa vivo saindo de mata antes de confronto com a polícia

ADS

Polícia confirma morte de Lázaro após captura em Goiás

“O presidente Bolsonaro tomou decisões colocando deliberadamente em risco e levando à morte de brasileiros e brasileiras por covid-19”, argumenta a associação.

No documento, eles chamam atenção para a promoção de aglomerações, o estímulo ao tratamento precoce e a gestão ‘autoritária’ do Ministério da Saúde, com a troca dos titulares da pasta em meio à crise sanitária.

“Bolsonaro, quando não exonerou, deu causa à demissão de Ministros da Saúde em momentos críticos e pontuais para uma boa condução da crise. Tais afastamentos sempre tiveram um objetivo muito claro: o de que a gestão da pandemia ocorresse exatamente nos termos defendidos pelo ora representado, ou seja, sem respeito às medidas de isolamento e/ou distanciamento social e com apelo a um tratamento ineficaz”, diz um trecho da representação.

A Avico também acusa a ineficiência na vacinação em massa contra o coronavírus e as dúvidas lançadas pelo presidente sobre os imunizantes. Segundo a associação, Bolsonaro adotou uma ‘postura antivacina’ e deixou de comprar doses para imunizar a população.

A gestão da pandemia pelo governo federal é classificada pela entidade como uma ‘estratégia institucional genocida’.

“A postura do representado Jair Messias Bolsonaro diante da pandemia evidencia uma estratégia federal cruel e sangrenta de disseminação da covid-19, perfazendo um ataque sem precedentes aos direitos humanos no Brasil”, afirma o documento.

Guarulhos Gng
Familiares de vítimas da covid entram com representação criminal contra Bolsonaro
Guarulhos, Gov
Familiares de vítimas da covid entram com representação criminal contra Bolsonaro
Noticias Guarulhos Mundo
A Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico) entrou neste mês com uma representação criminal na Procuradoria-Geral da República (PGR) cobrando a responsabilização do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela gestão da pandemia.
Gng
Publisher Name
Estadão Conteúdo
Publisher Logo
ADS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezessete + 15 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.