Fragmento de 20 toneladas, parte de foguete, cairá na Terra até amanhã (9)

Fragmento de 20 toneladas, parte de foguete, cairá na Terra até amanhã (9)
Fragmento de 20 toneladas, parte de foguete, cairá na Terra até amanhã (9)

20:02:38

Um dos estágios do foguete chinês Longa Marcha CZ-5B cairá na Terra até amanhã (9), ainda com destino desconhecido. Dá-se o nome de estágio a uma das partes que compõem o veículo espacial. A peça em questão tem 30 metros de altura e 20 toneladas.Veja São Paulo

rocket-launch-67723_1920© Pixabay/Veja SP rocket-launch-67723_1920

 

O foguete foi lançado em 29 de abril, com a missão de levar o primeiro módulo da nova estação da China ao espaço. O local exato da reentrada da peça só será conhecido algumas horas antes de acontecer.

 

“Temos esperança de que vá cair num lugar onde não fará mal a ninguém”, disse o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin. “Esperamos que no oceano, ou num lugar assim”, acrescentou. A queda do fragmento de foguete está sendo monitorada por organismos ligados à segurança aeronáutica e defesa. Eles têm, ao menos, conhecimento da órbita que ocupa e a que altitude se encontra.

O foguete Longa Marcha CZ-5B tem, no total, 57 metros. Mas seu compartimento de carga, na “ponta” do foguete, tem bem menos, cerca de 27 metros e 25 toneladas. O restante do foguete, se desprende do compartimento de carga assim que sua função no lançamento é cumprida. Após o desacoplamento, esses estágios podem voltar à órbita da Terra.

 

Todos os dias pequenos pedaços de lixo espacial reentram na atmosfera terrestre. Chama-se lixo espacial todo material que tem ficado em órbita terrestre desde o início da exploração do espaço. Os pequenos pedaços, ao caírem, provocam fricção com a atmosfera terrestre e acabam incinerados ou desintegrados, não havendo preocupação.

 

Já partes maiores, como é o caso do CZ-5B, podem conseguir ultrapassar essa barreira natural e atingir o solo. A aeronave conta com depósitos de combustível com revestimentos reforçados. São estes enormes depósitos que podem cair em zonas habitáveis e provocar grandes estragos.

(Com informações da Agência Brasil e da agência RTP Notícias)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.