//Na Feira do Empreendedor, a Gazeta News de Guarulhos teve o prazer de entrevistar a representante da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Doutora Andrea Oricchio.
Na Feira do Empreendedor, a Gazeta News de Guarulhos teve o prazer de entrevistar a representante da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Doutora Andrea Oricchio.

Na Feira do Empreendedor, a Gazeta News de Guarulhos teve o prazer de entrevistar a representante da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Doutora Andrea Oricchio.

Share this:

Por Guilherme Conde e Letícia Oliveira
09:28:36
Gazeta News de Guarulhos: Nos últimos anos, a Feira do Empreendedor foi muito voltada para as franquias. Por quê?

Doutora Andrea Oricchio: Acima de tudo, porque o risco do empreendedor é mais contido. Na franquia, trazemos todo o conhecimento da marca, e é esse conhecimento que se busca transmitir para o empreendedor que quer correr menos risco.

GNG: Isso vai de encontro com o crescimento da procura por franquias?

AO: Existe um movimento muito grande de pessoas que querem ser empreendedoras. É uma conjunção de duas vertentes, a vontade de ser dono do próprio negócio com a alternativa de investimento, de parceria que não reduz a autonomia desse dono.

GNG: A Feira do Empreendedor tem entrada gratuita, ao contrário da Expo ABF, que é tão agitada quanto, mas cobra ingresso. Por quê?

AO: São perfis diferentes, a Feira do Empreendedor busca o público de uma maneira geral, aqueles que ainda não sabem por onde começar, uma iniciativa muito louvável do SEBRAE. Já a Expo ABF, vai quem está determinado a comprar uma franquia, e é uma feira que oferece todo um suporte para novos negócios, e não é esse o objetivo da Feira do Empreendedor.

GNG: Para você, no Brasil, empreendedor rima com conservador?

AO: Não, o empreendedor é criativo. O brasileiro tem uma criatividade, tem uma gana, algo que empreendedores fora do Brasil não são. Pelo contrário, ser empreendedor significa ser corajoso, significa ser brasileiro.