Palestra no Hospital da Criança aborda os distúrbios de aprendizagem

Palestra no Hospital da Criança aborda os distúrbios de aprendizagem
Palestra no Hospital da Criança aborda os distúrbios de aprendizagem
Ads

16:55:48

Distúrbios de aprendizagem foi o tema da palestra ministrada pela neuropsicopedagoga clínica Carolina Pereira Ramos Gomes na última sexta-feira (18) no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), administrado pelo IDGT. Para um público composto por colaboradores da unidade, primeiro a especialista explicou o distúrbio. Em seguida, falou sobre os tratamentos, a prevenção e quais as principais variações do problema.

sp.gov.br

A palestra faz parte da campanha Junho Púrpura – Distúrbios de Aprendizagem: Conhecer, Perceber, Enfrentar. O objetivo é ajudar os médicos, com ênfase na pediatria, a identificar e orientar as famílias sobre os distúrbios de aprendizagem e problemas de desenvolvimento em crianças, assim como levar informações a famílias, escolas, professores e demais profissionais que atuam com elas.

“Por mais que o distúrbio de aprendizagem seja desconhecido em várias áreas, ele é algo comum. E conhecer esses distúrbios faz com que as pessoas busquem os recursos necessários para os tratamentos”, disse a neuropsicopedagoga. Entre os distúrbios mais conhecidos estão dislexia, discalculia, disgrafia e o TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).

Um dos principais desafios, segundo ela, é identificar as dificuldades na aprendizagem o mais cedo possível. “Eu venci alguns distúrbios de aprendizagem e convivo ainda hoje com algumas dificuldades. Os adultos tendem a desenvolver estratégias pra lidar com esses problemas, mas identificar os distúrbios permite que a gente busque tratamentos e desenvolva as melhores estratégias para impulsionar a aprendizagem”, explicou a especialista.

ADS
ADS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.