Parecer sobre regulamentação do trabalho doméstico será apresentado na quinta

    Rede Gazeta News Guarulhos

     

    O senador Romero Jucá (PMDB-RR) deve apresentar nesta quinta-feira (25) uma proposta de regulamentação dos novos direitos do trabalhador doméstico, previstos na Emenda Constitucional 72. Jucá é relator da comissão mista que deve propor a regulamentação de 118 dispositivos constitucionais, 41 deles ainda sem proposição em discussão no Congresso.

    As sugestões da comissão terão tramitação mais rápida. Vão passar só por uma comissão e pelo plenário, tanto na Câmara, como no Senado. Para Jucá, a regulamentação do trabalho doméstico é o assunto mais urgente a ser tratado pelo grupo. A ideia é votar a proposta na próxima quinta-feira (23).

    “Nós queremos fazer uma lei que garanta o emprego do empregado e a condição de pagamento do empregador.”

    Romero Jucá tem promovido reuniões com os grupos interessados na regulamentação, empregados e empregadores, e com a justiça do trabalho para ouvir sugestões.

    “Há a questão da burocracia, do peso do encargo financeiro, empregados que dormem no emprego, a questão de viagem de babás, o cuidador do idoso… Todas essas questões precisam estar claras na lei para evitar ações na Justiça do trabalho”, enumera o senador.

    A comissão mista vai se reunir às 14 horas, no Plenário 3 da ala Alexandre Costa, no Senado.

    Veja o que vale com a promulgação e o que precisa ser regulamentado

    Veja reportagem especial sobre os novos direitos dos domésticos

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.