Saiba como higienizar as comprar corretamente para e evitar contaminação

Higienização das Mãos: ação é fundamental na pandemia
Higienização das Mãos: ação é fundamental na pandemia

Rede Gazeta News Guarulhos

 

Higienização das Mãos: ação é fundamental na pandemia
Higienização das Mãos: ação é fundamental na pandemia

21:30:27 Thaty Augusto

Edição Robson Silva Moreira 

A Organização Mundial da Saúde (OMS), informa que o novo vírus é um hospedeiro que se multiplica e transmissão ocorre somente de pessoa para pessoa, de forma direta ao ter contato com um indivíduo contaminado, ou indireta, tendo contato com uma superfície contaminada e não higienizando as mãos posteriormente. Além dos cuidados que devem ser tomados ao sair de casa para ir a supermercados e feiras, as pessoas também devem dar uma atenção especial à higienização das compras ao chegar em casa, apontam especialistas. Embalagens e sacos plásticos podem servir como meio de contaminação para o novo coronavírus, já que podem ser manuseados por várias pessoas.
Por isso, ao chegar em casa com compras, retire a embalagem externa do produto, se for possível, e jogue-a no lixo. O mesmo vale para as embalagens de delivery.
Se não for possível, apoie o produto em uma superfície (de preferência lisa, pois é mais difícil a remoção do vírus em superfícies porosas, como a de madeira), como, por exemplo, a pia da cozinha. Limpe o produto com detergente ou álcool com 70% de concentração. Em seguida, higienize a área onde você apoiou a embalagem para limpá-la, também com álcool, detergente ou água sanitária.
A seguir, lave suas mãos, da mesma forma como fez quando chegou em casa: com água, sabão e respeitando todas as etapas da limpeza, higienizando, além da palma da mão, os pulsos, as unhas e entre os dedos.
Nos casos das frutas e legumes, você pode lavar a casca com soluções próprias para isso. Uma dica é deixá-las imersas por cerca de 15 minutos em uma bacia com água misturada com bicarbonato de sódio ou água sanitária.
A água sanitária é outra opção de produto, mas também é importante tomar cuidado para não usá-la em superfícies metálicas, pois é corrosivo. “O recomendado é misturar duas colheres de sopa de água sanitária com um pouco de água, mas nos metais damos preferência para os desinfetantes comuns de casa”, reitera.
Segundo Richtmann, além dos desinfetantes comuns, Álcool 70 é um dos produtos ideais para a higienização correta dos ambientes e utensílios. “O álcool em gel tem como função a limpeza, mas não mata o vírus. E é importante lembrar de deixar as embalagens de álcool tampadas, pois ele é volátil e se deixar abertas, a concentração diminui”, explica.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.