Teatro Adamastor reabre ao público com concerto da Orquestra Jovem

Teatro Adamastor reabre ao público com concerto da Orquestra Jovem
Teatro Adamastor reabre ao público com concerto da Orquestra Jovem
Ads

11:46:20

A noite foi de alegria e grande festa. Após 18 meses com as atividades presenciais suspensas, o Teatro Adamastor reabriu ao público no último sábado (21) com concerto da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos. O prefeito Guti, o vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus, o secretário de Educação, Alex Viterale, e a subsecretária de Educação, Fábia Costa, prestigiaram o evento. Para conferir a transmissão do espetáculo no YouTube acesse https://www.youtube.com/watch?v=Lm2o7TlGr7g.

Na oportunidade, Guti destacou os enormes desafios enfrentados durante a pandemia para garantir a continuidade da Temporada 2021 com apresentações digitais realizadas pela Orquestra Jovem e pela Gru Sinfônica. “Guarulhos tem muito orgulho do trabalho das orquestras, estamos muito satisfeitos com a ligação que fizemos entre educação e cultura, que vai trazer resultados muito positivos no ensino de música para os nossos alunos com o curso de iniciação musical oferecido nos CEUs. Essas ações, certamente, elevam o potencial da cidade a grandes patamares e levam o nome de Guarulhos para outros lugares”, comemorou o prefeito.

A retomada consciente das atividades presenciais da temporada atende às mudanças do Plano São Paulo, que a partir do último dia 17 de agosto flexibilizou a realização de eventos como os espetáculos de orquestras.

É um grande privilégio e prazer poder estar aqui nesta noite incrível, um momento muito importante para todos nós, que presenciamos emocionados a volta do público ao Teatro Adamastor, com todos os protocolos de segurança sendo seguidos, distanciamento entre os assentos, álcool em gel na entrada do teatro, uso de máscaras pelos músicos e pelas pessoas. Tudo isso demonstra que, aos poucos, estamos vencendo e vamos vencer esse momento”, enfatizou Professor Jesus.

O concerto

ADS

Sob regência do maestro Diego Pacheco, o programa do espetáculo da Série Grandes Mestres trouxe ao público obras dos renomados compositores Camille Saint-Saëns e Piotr Ilitch Tchaikovsky.

Essa retomada é muito importante porque todos nós, artistas, estávamos muito ansiosos para rever nosso público e esse teatro ocupado pelas palmas e pelo calor das pessoas”, destacou o maestro Emiliano Patarra.

Para celebrar os cem anos de falecimento de Camille Saint-Saëns, a Orquestra Jovem convidou ao palco o pianista Aleyson Scopel, um dos mais promissores nomes da nova geração da música erudita brasileira. Juntos eles apresentaram o Concerto para Piano n° 5, OP. 103, o quinto e último concerto para piano de Saint-Saëns, obra que contém alguns trechos que evocam o Oriente.

O concerto marcou ainda uma década de atuação do maestro Diego Pacheco junto à Orquestra Jovem. “Coincidentemente, há exatos dez anos, a Orquestra Jovem também executava a Sinfonia n° 4 em Fá Menor, Op. 36, de Tchaikovsky, a mesma peça que apresentamos nessa noite de comemoração. Agradeço ao maestro Emiliano Patarra pela oportunidade de aprender mais e mais ao longo dessa trajetória”.

De modo didático, o maestro Pacheco explicou ao público os quatro movimentos da composição e falou do envolvimento de Tchaikovsky com a empresária russa Nadezhda Filaretovna von Meck, grande apreciadora das artes e que financiou a referida composição.

Para conferir os eventos culturais que acontecem na cidade acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

ADS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

nove − cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.