Varas de Guarulhos possuem mais de 1 milhão de processos em andamento

Um relatório do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) mostra os forum da cidade de  Guarulhos,  tem mais  de 1 milhão de processos que estavam em andamento no final de fevereiro. Só no segundo mês do ano, quando foi feito o último levantamento, 6.507 processos foram distribuídos no município.
Dos que estão em andamento na cidade, 73.189 estão nas dez Varas Cíveis, 33.029 nas seis Varas Criminais, além de 3.107 nos Juizados Especiais Criminais (JECrim) e 15.433 Execuções Criminais. São 17.783 processos nas seis Varas da Família Sucessões, 7.715 processos nas duas de fazenda Pública, com 867.301 Execuções Fiscais, nas da Infância e Juventude são 4.134, 2.126 no Júri Criminal, 5.512 no Juizado Especial Criminal, além de 16.146 nas três Varas do Juizado Especial Cível e, na Vara da Mulher, são 4.540, totalizando 1.045.475 processos em Guarulhos.
Para Fábio de Souza Santos, presidente da OAB Guarulhos (Ordem dos Advogados Brasileiros), o número é muito alto.
“São muitos processos, e isso se deve ao número baixo de funcionários que o Judiciário de Guarulhos possui, muito menor do que deveria ter. Também falta equipamento”, afirmou o advogado.
Outro problema apontado pelo presidente da OAB Guarulhos é que as Varas da cidade não estão concentradas em um só prédio do Fórum, e sim em seis.
“Estamos ouvindo sobre o novo prédio do Fórum, que unificaria todas as Varas, há pelo menos 14 anos. Já existe um projeto, a Prefeitura cedeu o espaço, mas não saiu do papel. Acho que, pela cidade estar na Grande São Paulo, os governantes não tem um olhar mais sério para o nosso Poder Judiciário, o que se torna um grande problema”, finalizou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezenove − 19 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.