Variante brasileira do coronavírus já circula em dez estados, diz Ministério da Saúde

Variante brasileira do coronavírus já circula em dez estados, diz Ministério da Saúde
Variante brasileira do coronavírus já circula em dez estados, diz Ministério da Saúde

Rede Gazeta News Guarulhos

 

Além do Brasil, outros quinze países já identificaram a nova mutação do vírus, considerada responsável pela explosão de internações pela Covid-19 em Manaus, no Amazonas

Por Jovem Pan 12:03:09

O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira, 12, que a variante brasileira do coronavírus, conhecida como P1, já foi identificada em pelo menos 10 estados brasileiro, sendo eles: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Além disso, quinze países também já identificaram a mesma mutação. O ministro Eduardo Pazuello, que está sendo investigado por suposta omissão diante da crise vivida pelo estado do Amazonas, disse que a culpa da explosão de internações seria da variante.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado sobre os riscos das novas cepas em circulação. Testes conduzidos pela Pfizer apontam que a vacina produzida pela farmacêutica americana neutraliza as variantes do Reino Unido e daÁfrica do Sul, mas ainda não há dados sobre a variante brasileira. Atualmente, a pasta da Saúde está implementando a rede nacional de sequenciamento genético para investigar mutações e diferentes linhagens do Sars-Cov-2 em circulação no Brasil. Segundo o secretário de vigilância em saúde, Arnaldo Medeiros, a iniciativa irá acelerar a investigação das mutações do vírus da Covid-19 e, por sua vez, esse acompanhamento deve contribuir para o controle da pandemia no país. As informações coletadas por meio desta técnica servem como subsídio para a construção de orientações técnicas e políticas públicas eficientes de combate a propagação do vírus.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.