Você sabe quem são os candidatos à Prefeitura de Guarulhos nestas eleições?

pre candidatos 1 -  1

Você sabe quem são os candidatos à Prefeitura de Guarulhos nestas eleições?

Você sabe quem são os candidatos à Prefeitura de Guarulhos nestas eleições?
Imagem: Guarulhos Online



O prazo para registro de candidatura de legendas e coligações no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) terminou neste sábado (26). A partir deste domingo (27) começou a campanha eleitoral, nas ruas e nas redes sociais.

Guarulhos como uma das cidades mais importantes do Brasil tem 12 candidaturas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à prefeitura do município. Destes, quatro candidatos integram coligações partidárias, enquanto os demais concorrem de forma independente.

O Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou uma ferramenta online para consulta de dados das candidaturas e patrimônio financeiro declarado. O sistema pode ser acessado por meio deste link.

Há menos de dois meses das eleições o que esperar para Guarulhos?
TSE lança ferramenta para cidadão acompanhar candidaturas nestas eleições
Confira os candidatos a prefeito, vice e as respectivas coligações


Gustavo Henric Costa (PSD) tenta reeleição depois de seu primeiro mandato como prefeito mais jovem da história de Guarulhos e após dois mandatos como vereador na cidade. O vice será o presidente da Câmara de Guarulhos, Professor Jesus (Republicanos). Conta com apoio dos partidos (PSD, PSB, MDB, PSC, PTC, Republicanos, Cidadania, Podemos e Patriota). Guti quer abocanhar o eleitorado evangélico tendo Jesus como vice e fará do enfrentamento à pandemia na cidade seu principal estandarte.



Fran Corrêa (PSDB) é empresária e disputa por cargo político pela primeira vez, ela é esposa do Deputado Federal, Eli Corrêa Filho (DEM) que foi para o segundo turno na última eleição em 2016. Próxima do governador João Doria (PSDB) convidou o Deputado Estadual Márcio Nakashima (PDT) para seu vice, mas ele também vai concorrer ao cargo por seu partido, em seguida desistiu. Por fim, a principal adversária de Guti terá o médico José Carlos Maruoka (DEM) e coligação com DEM, PMN, DC, Avante, PP e parte do PSL.



Elói Pietá (PT) terá como vice a professora Adê Rocha (Solidariedade). Governou a cidade por dois mandatos entre 2001 e 2008. O petista integra a coligação entre PT, Solidariedade e Rede Sustentabilidade do atual vice-prefeito Alexandre Zeitune (Rede), que rompeu com Guti. O petista está com mais de 70 anos de idade, e acredita que vai reverter a imagem do eleitor guarulhense sobre o estigma de seu partido que tomou conta do eleitorado por todo país, ele tenta reconquistar votos nas periferias, como a região Pimentas/Bonsucesso onde concentra sua campanha.



Eduardo Barreto (PROS) terá como vice Dr. Roberto Sbaraglio (PROS). Policial Militar, ocupou vaga de vereador na Câmara Municipal por dois mandatos. Presidente de seu partido, Barreto afirma que a campanha neste ano não vai utilizar verbas do fundo partidário, mas será ‘quase que totalmente digital, em respeito ao momento de pandemia que vive nosso país’ segundo nota do PROS. Ele aposta na continuidade dos projetos que aplacou durante a trajetória como vereador.



Simone Carleto (PSOL) é servidora da prefeitura desde 2001 e tem formação e vivência na educação nas redes pública e privada. A legenda representada pela filha do jornalista Valdir Carleto, visa transformar a periferia no centro das decisões e investimentos sociais e radicalizar a democracia, garantindo mecanismos de participação popular e controle social, segundo nota do PSOL. A vice será a também professora Eliana Nunes (PSOL).



Rodrigo Tavares (PRTB) terá como vice a advogada Eliana Galvão Dias (PRTB). O advogado afirma que representa a ampliação das pautas bolsonaristas na cidade, por defender Deus, a família e a pátria, dentro do espectro político da direita conservadora. Tavares diz ter apoio do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Concorreu nas últimas eleições para o governo do estado, inclusive participou de debates televisivos.



Wagner Freitas (PTB) já disputou quase uma dezena de eleições e se apresenta como um homem de origem humilde apesar de ter seu escritório político em uma das regiões mais caras de Guarulhos e o quarto patrimônio mais caro entre os candidatos à Prefeitura nestas eleições. Não se orgulha do período em que foi secretário de esportes do PT em 2013, por onde teve breve passagem. Seu vice nesta campanha será Dr. Ademil Matias Goes (PTB).



Adriana Afonso (PL) terá como vice Coronel Flammarion Ruiz (PL). Com slogan endireita Guarulhos, a candidata está totalmente alinhada a pautas do governo Bolsonaro e espera abocanhar os votos do eleitorado conservador do presidente. O PMB (Partido da Mulher Brasileira) vai compor a chapa na eleição em Guarulhos. Ela que já foi vereadora entre 2004 e 2008 e já teve passagem por diversos partidos: PV, MDB e PSL, apoiou o PT na candidatura do ex-prefeito Sebastião Almeida.



Jovino Cândido (PV) já foi Prefeito de Guarulhos (1999/2000) e Deputado Federal (2003/2006) durante última eleição em 2016 desistiu da candidatura alegando problemas de saúde. Aos 65 anos terá como vice a pastora Arlete Ribeiro (PV) e tenta novamente elencar votos para uma nova candidatura pelo mesmo partido em que foi eleito pela cidade no início dos anos 2000.



Néfi Tales Filho (PSL) filho do ex prefeito de Guarulhos, de mesmo nome, é formado em direito, foi vereador suplente e ocupou cargos públicos em outras gestões, mas, apesar de mais de 20 anos em que o pai governou a cidade, ainda se pauta pelos supostos ‘feitos’ da gestão de Néfi Tales quando chefe do executivo municipal. O atual candidato está no centro de uma disputa política pelo diretório municipal do PSL, no qual, há divisão de apoio para prefeituráveis nestas eleições. Seu vice será o Bispo Állan (PSL).



Auriel Brito (PCdoB) terá como vice Pastor Rogério Tomaz (PC do B). Brito foi ex-vereador eleito em 2000, 2004, 2008 e 2012 e ex-deputado estadual em 2014. Assim como outros candidatos da esquerda em Guarulhos, concentra a captação de votos nas regiões de periferia, com maior nível populacional e onde há os problemas sociais mais severos. Segundo publicação do partido nas redes sociais, a campanha se destina a algumas categorias, como professores e motoboys e os jovens.



Sandra Santos (PDT) é advogada e professora, ela seria a vice de Márcio Nakashima (PDT) que apesar de ter desistido da candidatura, tem seu nome na lista de pré-candidatos registrados no TSE. Agora, como titular, Sandra que já foi candidata a vice-prefeita em Guarulhos é líder do Movimento Negro em seu partido na cidade, segundo o PDT. O advogado e empresário Luiz Pummer (PDT) secretário geral do partido será seu vice.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.